segunda-feira, 12 de maio de 2008

Desenvolvendo o Projeto

Alô todos.

Voltamos ao blog, após pedidos insistentes. Aqui, nos Comentários, vocês deverão postar a Tarefa 9. Não se esqueçam do prazo: sexta-feira, dia 16 de maio. Dúvidas sobre a tarefa ou sobre o texto explicativo também devem ser postadas aqui. Nossa lista continua ativa, mas para continuarmos discutindo os resumos, os comentários, tudo que vínhamos fazendo antes.

Abraço,

150 comentários:

Unknown disse...

ALICIA FONSECA
TEMA: A concepção de heroína em O Barba Azul e O Quarto do Barba Azul segundo as funções do personagem de Vladimir Propp.

JUSTIFICATIVA: Este trabalho tem relevância para o estudo sobre a postura feminina nos contos escolhidos.

OBJETIVO: A finalidade deste trabalho é analisar os contos citados para determinar a concepção de heroína em O Barba Azul e O Quarto do Barba Azul segundo as funções do personagem estabelecidas por Vladimir Propp.

HIPOTESE: As concepções de heroína nos contos O Barba Azul e O Quarto do Barba Azul são divergentes entre si. E as funções da personagem de cada conto diverge com as funções da personagem proposta por Propp.

PROBLEMA: A concepção de heroína em O Barba Azul e O Quarto do Barba Azul são as mesma? Essa concepção de heroína de cada um dos contos tem características da função dos personagens propostas por Propp?

METODOLOGIA DE PESQUISA: As funções do personagem propostas por Propp será utilizada para analisar cada conto individualmente e posteriormente para comparar a estrutura de cada conto com a estrutura do conto proposta por Propp através das funções dos personagens que ele elaborou para constituir uma visão do herói dos contos maravilhosos.

José M. da Silva disse...

Oi Alicia.

Bom trabalho na tarefa; acho que você entendeu os conceitos. Vou fazer algumas perguntas e talvez você queira reenviar um ou mais dos elementos.

Justificativa: A relevância está clara, mas que comunidade, acadêmica ou não, lucraria com este trabalho? As mulheres? :-)

Objetivo: Não há algum objetivo específico? Somente este geral?

Metodologia: Você não vai ler os contos antes (originais e/ou traduções? veja minha mensagem na lista)? Você não vai ler a parte teórica onde o Propp analisa o tema? Estas são fases da metodologia, que você não citou...

Erros: Há alguns erros de português e/ou revisão que gostaria de que você tentasse encontrar. Para ajudar, os mais sérios estão nos itens Hipótese, Problema e Metodologia. Tente encontrá-los e corrigi-los.

Você pode optar por remodelar e postar novamente toda a tarefa ou somente os trechos que apontei (isso vale para a estrutura do trabalho e para os erros).

O que disse acima também vale para todos: pode-se modificar e reenviar toda a tarefa sempre que for necessário, ou, para economizar espaço, somente os trechos modificados. Mas é preciso ficar bem claro o que era e o que passou a ser...

Teacher Vívian disse...

vívian Cristina

Tema: Maturidade das crianças de 4 a 6 anos no curso de inglês no aprendizado de língua inglesa

Justificativa: Levando em consideração o ensino de língua inglesa, o trabalho pode ser útil para professores de inglês que lecionam em curso, para coordenadores de curso de inglês e para os pais das crianças na faixa etária de 4 a 6 anos.

Objetivo: O trabalho pretende demonstrar o momento certo de colocar uma criança num curso de inglês de acordo com a maturidade.

Problema: Como ocorre o aprendizado de língua inglesa para crianças de 4 a 6 anos? Qual é o papel do professor e dos pais em relação à aprendizagem de língua inglesa das crianças?

Hipótese: Há um desenvolvimento de aprendizagem específico no ensino de língua inglesa para crianças de 4 a 6 anos.

Metodologia: Serão apresentadas teorias básicas afim de esclarecer a questão da maturidade e aquisição de uma nova língua. E também entrevistas de professores que lecionam no curso de idiomas que será focado no trabalho.

José M. da Silva disse...

Vivian,

Muito bom; acho que você também está com uma idéia bem clara do que pretende trabalhar. Alguns comentários para não perder a prática...:-)

Objetivo: Há uma pequena incoerência aqui. Seu tema já fecha o assunto em torno de crianças de 4 a 6 anos de idade, certo? Mas aí você diz que o trabalho "pretende demonstrar o momento certo de colocar uma criança num curso de inglês". Se você pretende demonstrar o momento certo, é porque você não sabe se é aos 4, 5 ou 6 anos... Neste caso, você deve alterar ligeiramente o tema (para fechar com o objetivo) ou alterar o objetivo (para fechar com o tema).

Problema: Após resolver o problema acima, faltaria uma pergunta principal (que muitas vezes é o objetivo ou a hipótese invertidos): Qual a idade correta para uma criança ingressar num curso de idiomas? (se você fizer um tipo de escolha) ou Qual a validade de se colocar uma criança de 4 a 6 anos de idade em um curso de idiomas? (se você for por outro caminho).

Hipótese: Mexendo nos dois itens acima, você precisará mexer ligeiramente na hipótese.

Pense nisso e comente.

Abraço,

Teacher Vívian disse...

Bom Zé, em relação ao seu comentário você me deixou confusa, prefiro mudar o objetivo mas teria q mexer em outras coisas. Se eu colocar o objetivo dessa forma abaixo:
Objetivo: O trabalho pretende demonstrar a aquisição da língua inglesa de crianças de 4 a 6 anos num curso de inglês.

Nesse caso, mudaria o problema e o colocaria da forma que você sugeriu.
Problema: Qual a validade de se colocar uma criança de 4 a 6 anos de idade em um curso de idiomas?

E em relação a hipótese, não entendi muito bem! Como poderia colocar?

Abraços,
Vívian.

carol disse...

Tema: O feminino na mitologia grega

Justificativa: Considerando a importância da mitologia grega na poesia e na arte, antiga e moderna; e pelo misterioso mundo feminino que até hoje nos intriga, o presente trabalho pode ser proveitoso aos profissionais que trabalham com literatura, história e antropologia, e para qualquer interessado no tema proposto.

Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar a visão do feminino contida na mitologia grega, através da análise das deusas Afrodite, Atenas, Diana e Hera; da ninfa Eco e da humana Penélope fazendo um paralelo com o perfil da mulher brasileira do século XXI, que é vista como sábia, esposa e/ou mãe dedicada, faladeira, sensual e vingativa. E identificar o papel da mulher na sociedade da Grécia Antiga.

Problema: É possível fazer uma conexão entre o perfil de algumas personagens da mitologia grega (Afrodite, Atenas, Diana, Hera, Eco e Penélope) com o perfil da mulher brasileira do século XXI? Qual é o papel da mulher na sociedade da Grécia Antiga?

Hipótese: O papel da mulher na sociedade da Grécia Antiga é apresentado através dos relatos míticos gregos, em trechos da poesia épica, lírica e trágica, e em obras de arte. É possível ser feito uma comparação entre o perfil das personagens gregas Afrodite, Atenas, Diana, Hera, Eco e Penélope com o perfil da mulher brasileira do século XXI, que é caracterizada como sábia, esposa e mãe dedicada, faladeira, sensual e vingativa.

Metodologia: Serão analisadas as bases teóricas que abordam o tema da mitologia grega, a mulher na sociedade da Grécia Antiga e da mulher brasileira do século XXI. Posteriormente serão comparadas as características das personagens escolhidas com o perfil da mulher brasileira, logo depois, será elucidado o lugar da mulher na sociedade grega. E, por fim, serão apresentadas as conclusões do trabalho.

ELVIS EDUARDO disse...

TEMA:
A participação das Forças Armadas brasileiras como agente ativo social.

JUSTIFICATICA:
É relevante para quem estuda a contribuição social de Empresas ou instituições e também para militares ou civis que as integram.

OBJETIVO:
Apontar possíveis formas que as FAB têm utilizado para influenciar, positivamente, às circunstâncias sociais do nosso país.

PROBLEMA DA PESQUISA:
Há contribuição significativa para a questão ambiental, saúde e segurança pública com a atuação social das FAB?

HIPÓTESE:
As FAB precisam exercitar seu valor não apenas quando o país entrar em guerra, mas utilizar conhecimentos científicos, estrutura tecnológica, enfim toda a sua logística em prol da nossa nação.

METODOLOGIA DE PESQUISA:
Em face à necessidade de acesso ao sistema de saúde de populações como as indígenas e as ribeirinhas na amazônia, será feito um levantamento de possíveis transformações positivas realizadas pelo trabalho social da Marinha, Exército ou Aeronáutica e suas influências à segurança nacional, como o combate ao narcotráfico e importância a preservação ambiental por meio de suas pesquisas.

Unknown disse...

Tema: As influências da imigração na língua espanhola de Cuba

Justificativa: Levando em consideração as diversas variações da língua espanhola, este trabalho poderá ser esclarecedor quanto as variações da língua em Cuba. Sendo assim muito relevante para os estudantes de língua espanhola.

Objetivos: Mostrar como as variações fonéticas e fonológicas deixadas pelos imigrantes influenciaram no espanhol em Cuba.

Problema da pesquisa: Quais foram, as variações deixadas pelos imigrantes no espanhol de Cuba? De que maneira estas influências diferenciam o espanhol de Cuba?

Hipótese da pesquisa: Os imigrantes deixaram variações fonéticas , fonológicas e lexicais no espanhol em Cuba. Estas variações são marcas que divergem o espanhol de Cuba do espanhol dos demais paises.

Metodologia da pesquisa: Levantar o maior númerode dados possível (léxicos, morfológicos e fonéticos). Posteriormente analisar os exemplos com base teórica. E ao final apresentar as conclusões que irão confirmar ou não a hipótese do trabalho.

Ivana Millán disse...

TEMA: Os Espanhóis da vanguarda pelo olhar chileno de Pablo Neruda

JUSTIFICATIVA: O entendimento sobre a biografia de Pablo Neruda e das influências que recebeu e exerceu na Espanha Vanguardista, ajudam a elucidar os estudos sobre sua poética.

OBJETIVO: Analisar os textos nerudianos onde são mencionados espanhóis vanguardistas para chegar à construção de um panorama que contenha as impressões de Neruda sobre sobre esse grupo.

HIPÓTESE: Existe por parte de Neruda uma atitude de idolatria e respeito em relação a muitos espanhóis vanguardistas do sec. XX e, sendo assim, há marcas dessa adoração em sua própria poesia.

PROBLEMA: Quais são os vanguardistas espanhóis que inspiraram Neruda? Quais eram os autores a quem ele rendia homenagens e por que? O que essa relação acrescentou a sua vida e a seus textos?

METODOLOGIA DE PESQUISA: Será realizada uma análise dos textos de Pablo Neruda nos quais são mencionados os vanguardistas espanhóis do séc. XX. Posteriormente, serão comparados textos de Neruda sobre outros vanguardistas de outras nacionalidades com base em sua própria literatura para confirmar a hipótese apresentada.

Unknown disse...

Tema: A imagem do brasileiro na Espanha.

Justificativa: Este estudo é interessante, pois pode contribuir no processo de intercambio entre ambos os países, desde o âmbito comercial ao turístico.

Objetivo: O trabalho tem por objetivo tentar ajudar a compreender em específico, a visão que o espanhol tem a respeito do brasileiro.

Problema da pesquisa: Qual a identidade do povo brasileiro? Como ela é vista exterior? E em específico na Espanha? Quais as dificuldades enfrentadas pelo brasileiro neste país? Que tipo de preconceitos eles passam? O que originou isso? Como foi o processo histórico?

Hipótese da Pesquisa: Devido a uma série de fatores como o processo histórico, identidade, economia, seja atribuída ao Brasil uma imagem muitas vezes estereotipada e outras reais que infelizmente o prejudicam em ambitude internacional.

Metodologia da Pesquisa: Serão analisados estudos sobre o assunto em livros, artigos, monografias e etc, na tentativa de chegar a algum tipo de conclusão.

*Deiviane* disse...

Tema: O ato de fala dentro do filme “Tropa de Elite”, visando aos jargões policiais e bandidos.

Justificativa: Considerando-se a larga utilização de jargões e gírias por diversos policiais e bandidos, no filme Tropa de Elite, o presente trabalho pode ser de grande valia para qualquer falante da língua portuguesa que pretende ter esse conhecimento de um grupo social.

Problema: Como se dá essa comunicação através dos jargões apresentados no filme? Quais os motivos de usar uma gíria?

Hipótese: Existe uma variação de termos ou expressões particulares determinada a cada grupo, tendo cada um sua própria identidade.

Objetivos: O presente trabalho pretende identificar cada variação que ocorre dentro do filme Tropa de Elite, visando aos aspectos existentes entre o vocabulário e sua interpretação quando empregados.

Metodologia da pesquisa: Primeiramente será exibido o filme Tropa de Elite, para a identificação dos jargões e gírias utilizados entre bandidos e policiais. A seguir serão analisados com fundamentos em bases teóricas. Por fim serão apresentados as conclusões do trabalho, identificando a relação entre os termos e expressões usados entre bandidos e policiais dentro do filme Tropa de Elite.

roberta disse...

tema:O espaço do surdo na sociedade

justificativa:A minha opção por esse foi porque conheço pessoas surdas e vejo a dificuldade que passam no dia-a-dia,e o mundo deles que é um pouco diferente do nosso.

Objetivo:Pretendo colocar as dificuldades que os surdos sofrem e as atitudes que estão sendo tomadas para ajudá-los

Problema da pesquisa:Qual a dificuldade que sofrem?O que eles pensam sobre isso?O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida deles?

hipótese:Existem pessoas preocupadas com a integração dos surdos e já estão tomando medidas para para ajuda-los.

Metodologia:Após ler os artigos de revistas e internet,estarei conversando com uns surdos ,quero coletar informações sobre as dificuldades que eles encontram.Após iusso colocarei as medidas que já estao sendo tomadas para a integração dos surdos com os ouvintes e o que os surdos acham dessa medidas.

Karina Reis disse...

Tema:

O uso de estrangeirismos pelos falantes de Língua Portuguesa no Brasil.

Justificativa:

Considerando-se a grande incorporação de palavras estrangeiras ao vocabulário dos falantes de Língua Portuguesa no Brasil e considerando também que um grande número de pessoas discorda desse uso que é muitas vezes abusivo, essa trabalho mostrará se essa incorporação é importante ou não para nossa língua.

Fundamentação teórica:

ALVES, Maria Alves. Neologismo: criação lexical. 2. ed. São Paulo:
São Paulo. Ática, 1994. 93. p. 72-84.

FARACO, Carlos Alberto. Estrangeirismo: guerras em torno da língua.
2. ed. São Paulo: São Paulo. Parábola, 2001. 188.

FIGUEIREDO, Candido de. Os estrangeirismos: resenha e comentário de
centenas de vocábulos e locuções estranhas à Língua Portuguesa. 3.
ed. Praça dos Restauradores, Lisboa. 1921. vols. 1 e 2.

VALADARES, Flávio Biasutti; HEYE, Jurgen. Uso de estrangeirismos na língua portuguesa. 2002. 155 Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

Objetivo:

Mostrar a importância de palavras de Língua Inglesa incorporadas à Língua Portuguesa e como essas palavras, chamadas de “estrangeirismos” aumentam positivamente o nosso vocabulário.

Problema:

Há o uso de estrangeirismos por falantes de Língua Portuguesa no Brasil. Será que esse uso é desnecessário e fere a Língua Portuguesa?

Hipótese:

O acréscimo de palavras estrangeiras ao vocabulário de uma Língua não a fere, apenas expande-a.

Metodologia da Pesquisa:

Serão destacados os estrangeirismos mais usados em algumas áreas, bem como o “trânsito” deles por diferentes classes sintáticas (ora substantivos ora adjetivos). Por fim, apresentaremos a conclusão, mostrando o bem que os estrangeirismos trazem quando são acrescentados à nossa língua.

Renildo disse...

Tema: O papel da ideologia na sociedade.

Justificativa: A relevância deste trabalho é mostrar como uma classe social exerce seu domínio sobre as menos favorecidas.

Objetivo: O estudo principal deste trabalho foi o de identificar os sistemas ideológicos no contexto social.

Hipótese: As classes sociais menos favorecidas, por não terem um poder econômico elevado são exploradas pelas mais ricas.Porém o que determina um domínio de uma classe sobre a outra, além do fator econômico é a falta de consciência da classe dominada.

Problema: Considerando que a ideologia é um conjunto sistemático de idéias que serve para mascarar a realidade social, cabe então, demonstrar a função da ideologia na sociedade.

Metodologia: Para este trabalho será usada uma abordagem qualitativa extritamente bibliográfica.

Unknown disse...

Tema: A metaficção historiográfica a favor da identidade cultural na obra Galvez, imperador do Acre.

Justificativa: metaficção historiográfica é um fenômeno da Literatura pós-moderna, é bastante atual, por isso, há ainda poucos trabalhos refletindo sobre tal conceito. Na obra Galvez, imperador do Acre, pode-se evidenciar como se dá o conceito de metaficção e ainda relacioná-lo com as discussões sobre a identidade cultural na chamada pós-modernidade. Sendo, assim, um trabalho relevante para quem estuda Literatura.

Objetivos: (1) geral: o presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a metaficção historiográfica é utilizada no livro Galvez, imperador do Acre com o propósito de se fazer conhecer um pouco da cultura e da história do Acre e estados vizinhos como o Amazonas. (2) específico: a) explicar o que é a metaficção historiográfica; b) analisar como se dá esse conceito numa obra específica; c) expor reflexões sobre cultura e identidade cultural; d) comparar a história oficial do estado Acre com a mesma história na metaficção de Márcio Souza.

Problema: Como se dá a metaficção historiográfica numa obra pós-moderna? Quais são os propósitos do uso desse conceito?

Hipótese: a metaficção historiográfica pode ser usada numa obra com diferentes finalidades, no caso da obra de Márcio Souza, ela é usada com o objetivo de levar pessoas a se enterarem a respeito de uma cultura, está a favor de uma identidade cultural específica.

Metodologia da pesquisa: sendo uma pesquisa bibliográfica, serão feitas refexões após a leitura do livro Galvez, Imperador do Acre e outros livros que se debrucem sobre cultura, identidade cultural, metaficção historiográfica, pós-modernidade e sobre a história do Acre.

Emmanuele disse...

Emmanuele Alves

Tema: Ensino-aprendizagem : O papel do professor como facilitador da aprendizagem.

Justificativa: Este trabalho tem grande relevância para educadores em geral.

Objetivo: A finalidade deste trabalho é mostrar o educador como facilitador,que junto ao educando promove um aprendizado crítico e reflexivo.

Problema:Será que os educandos estariam preparados para lidar com uma aprendizagem mais autônoma? Quais seriam as consequências dessa nova atitude do educador na aprendizagem de seus educandos?

Hipótese: Tal postura desenvolveria nos aprendizes uma aprendizagem crítica e reflexiva, não somente recepção de conhecimentos gratutitos oferecidos pela a figura central do educador.

Metodologia de pesquisa:Serão apresentadas teorias acerca de tal questão, relacionando-a com as abordagens cognitivista e humanista.Posteriormente, serão analisadas escolas que trabalham com tais abordagens e com a questão do educador como facilitador.

Unknown disse...

Tema: Como a terminologia técnica jurídica é tratada na tradução para legendagem da série Cold Case.

Justificativa: Levando em consideração os obstáculos lingüísticos, ou seja, a tipologia técnica jurídica que o tradutor deve enfrentar na tradução para legendagem de uma série com este caráter, quais os procedimentos que ele pode usar para resolver esta questão tradutória? E assim entra a questão da fidelidade com relação ao estilo jurídico da série no original, o que o tradutor faz para manter o mesmo sentido na tradução em um espaço limitado para o público-alvo leigo?

Objetivo: Analisar se há realmente a fidelidade do estilo jurídico na tradução das falas dos personagens da série e verificar quais procedimentos técnicos de tradução foram usados como solução para tradução desta terminologia. E ainda, analisar se isto implica na compreensão do público alvo da série.

Hipótese: Devido à limitação de caracteres na legendagem, o tradutor, de alguma forma, se desvia do texto do original deste grupo social, e este fato implica na compreensão da mensagem transmitida e o tradutor estaria errado por agir desta forma, não respeitando a fidelidade do que está sendo dito no original.

Problema: Existe a possibilidade de se manter totalmente fiel ao texto original? Que recursos o tradutor utiliza para manter esta tipologia textual o mais próximo possível do original? Há diferenças culturais que devem ser consideradas? O tradutor pode enrolar na hora de traduzir a terminologia técnica?

Método de Pesquisa: Comparar 3 episódios da série Cold Case, o original e sua tradução, analisando os procedimentos utilizados de acordo com a tabela da tradutora Heloísa Barbosa e verificar a fidelidade do estilo jurídico na tradução das falas dos personagens na série norte-americana, Cold Case, com base na Maria Chaves de Mello.

Louisinhah disse...

TEMA: "Como tornar o Cristianismo real"

JUSTIFICATIVA: O trabalho pretende mostrar como o Cristianismo é simples e puro, não acrescenta desgaste(físico ou emocional), simples, pois as regras e leis são de fácil entendimento e prática. Puro por causa da sua base que é o Cristo.

OBJETIVO: É dismistificar o Cristianismo protestante, apontando as arbitrariedades cometidas pelas autoridades religiosas e suas omissões.

HIPÓTESE: As concepções do protestantismo estão defasadas e muitas delas estão mal interpletadas. Causando um mal estar entre os seus praticantes.

PROBLEMA: Será que está as leis e regras estão sendo repassadas como se devem? Há verdade nos sermões dados pelas autoridades? Eles estão sendo fiéis ou estão em apostasia espiritual?

METODOLOGIA: Primeiramente a leitura dos trechos mais conflitantes da Bíblia, para buscar a orientação correta. Em seguida, leitura de livros que falem sobre o assunto. Serão comparados os assuntos e discutidos com pastores protestante, que posteriormente serão entrevistados para exemplificar mais o tema. Fazendo com que o trabalho não tenha a opinião do seu autor mas sim uma opinião singular e fundamentada pela Bíblia.

Danielle disse...

Tema: Efeito CSI: Ficção x Realidade

Justificativa: Tendo em consideração o grande número de telespectadores da série CSI e a importância da perícia criminal na resolução de um crime, o trabalho pode ser de grande valia para futuros jurados, vítimas e aqueles que desejarem ter um maior conhecimento na área.

Objetivo: O presente trabalho pretende mostrar as diferenças entre ficção e realidade em relação à perícia criminal. O que é o Efeito CSI e a opinião da justiça americana sobre o assunto, além de seus prós e contras.

Problema: O que é ficção e o que é realidade? O que é o Efeito CSI? Esse efeito é totalmente negativo? O que há de positivo?

Hipótese: Séries como CSI fazem com que o público crie falsas expectativas em relação à justiça.

Metodologia: Serão utilizados artigos com entrevistas de algumas partes envolvidas, bem como leitura de livros e reportagens sobre o assunto. DVDs da série serão assistidos. E para complementar, uma mini entrevista com alguns telespectadores do seriado.

Jane disse...

JANE GUIMARÃES FELIZARDO
Tema: As dificuldades psicoemocionais que uma criança enfrenta ao passar da quarta para a quinta série do ensino fundamental em relação ao aumento do número de professores.
Justificativa: Considerando que todas as crianças que pretendem concluir seus estudos de 1ª a 8ª série, vão passar por essa experiência de ter que deixar a professora do primário e passar a ter vários professores na 5ª série.
Problema: Como lidar com o lado psicoemocional dessa criança na escola uma vez que ela não possui esse amparo em sua família ?
Qual é a dificuldade que essa criança vai enfrentar ao se deparar com vários professores na 5ª série ?

Objetivos: (1) geral: visa identificar e trabalhar especialmente com os alunos carentes, o seu lado psicoemocional para um melhor aprendizado deste.
(2) específico: Analisar quais são as implicações para o aprendizado do conteúdo ? Comparar a atuação de um único professor, e a atuação de vários professores com relação a opinião desse aluno, com quais das duas situações ele se senti mais seguro?
Hipótese: Mediante a grande dificuldade que essa criança se depara ao trocar de série, sofrendo com o medo psicoemocional de ter que estudar com vários professores, consigo provar a real importância de uma única professora para o emocional dessa criança.
Metodologia de pesquisa: o objeto utilizado: aluno e professor, local: colégio público, instrumento: pesquisa quantitativa, qualitativa e exploratória, equipamento: estudo de caso.

José M. da Silva disse...

Vivian.

Realmente, modificando o objetivo e o problema como você propõe, você resolve uma parte da questão.

Sua hipótese até poderia continuar a mesma, mas agora poderia ser um pouco alterada, pois você tem como objetivo "demonstrar a aquisição da língua inglesa de crianças de 4 a 6 anos num curso de inglês." e não mais "demonstrar o momento certo de colocar uma criança num curso de inglês de acordo com a maturidade".

Pense nisso um pouco. Tente redigir de novo o objetivo, o problema e a hipótese (talvez você precise retirar ou adicionar algo) e mande para cá.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Oi Caroline.

Muito bom. Acho que seu trabalho já está bem delineado e vai ser muito interessante. Nada a dizer sobre os demais itens, mas sua hipótese pode ser um pouco modificada.

A hipótese normalmente é bem curta, uma frase em geral, e constitui nossa "hipótese de trabalho". É como se eu dissesse "desejo provar que dois mais dois são quatro". A que você redigiu está muito longa e contém elementos externos.

Bastaria o seguinte: "É possível ser feita uma comparação entre o perfil das personagens gregas Afrodite, Atenas, Diana, Hera, Eco e Penélope com o perfil da mulher brasileira do século XXI." Ainda seria possível reduzi-la, mas assim estaria melhor.

Acho que já perguntei isso, mas vai ser importante em seu trabalho tentar explicar por que você escolheu estas personagens da mitologia grega e não outras... Pode responder? "Porque eu quis.", "Porque são famosas." ou outra justificativa deste tipo não serve...

José M. da Silva disse...

Alô Elvis.

Boa exposição. Tenho algumas perguntas e comentários.

1. Você no tema apresenta corretamente o termo "Forças Armadas brasileiras"; depois você o abrevia para FAB. Esta sigla não significa Força Aérea Brasileira? Usa-se FAB também para Forças Armadas brasileiras? Eu tenho visto a sigla FA somente. Se FAB for utilizado, seria interessante você apresentar a sigla logo na primeira vez que utiliza o sintagma, desta forma: "Forças Armadas brasileiras (FAB)", de modo que o leitor já identifique a sigla e seu significado logo no início.

2. Em sua justificativa, não entendi muito bem a quem se referem "Empresas ou instituições". Pode explicar?

3. No objetivo, não ficou bem claro o que você entende por "circunstâncias sociais do nosso país". No entanto, apresentando o problema, você explica um pouco: "questão ambiental, saúde e segurança pública com a atuação social". Não seriam estas as "circunstâncias sociais do nosso país"?

4. sua hipótese não está boa. Veja meu comentário à Caroline acima e veja se consegue entender a razão de ser da hipótese. A hipótese é o que você pretende provar em seu trabalho. Tente redigir outra. Releia a dos colegas.

5. Metodologia. Também não ficou muito claro. Você fala em "levantamento"; ótimo, é uma das coisas que você vai realizar. Como você vai fazer este levantamento? Será somente isso? Você vai pesquisar? entrevistar? viajar? Como você vai realizar sua pesquisa? Leia a metodologia dos colegas para ajudar.

Tente redigir novamente os itens comentados e poste-os aqui.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Vivianny,

Acho que você também já está bastante avançada em relação ao que pretende desenvolver.

Peço que você releia seu texto com atenção, pois ele possui alguns problemas de português. Se não conseguir identificá-los, me avise que eu comento.

Sua hipótese não está muito boa. Releia acima o que eu já comentei sobre hipótese e veja se ajuda. Na verdade, o que você escreveu "contém" sua hipótese; só que ela não está "apresentada" como hipótese. Tente reescrever.

Quanto à metodologia, acho que falta acrescentar um ou outro detalhe. Onde você pretende "levantar os dados"? O que você entende como "analisar os exemplos com base teórica"? Ou seria utilizando uma base teórica?

Pense nisso e vamos conversar aqui.

José M. da Silva disse...

Oi Ivana.

Bom trabalho. Alguns comentários, para variar...:-)

1. Em sua justificativa, falta apresentar qual/quais comunidade/s de especialidade lucraria com sua pesquisa. Aliás, esse é um ponto que já apontei para a Alicia e está na mensagem que enviei juntamente com a tarefa. Num trabalho acadêmico, isto é importante. Às vezes é meio óbvio, mas faz parte do trabalho.

2. Sua hipótese contém os elementos principais, mas poderia ser reescrita de maneira mais objetiva. Releia meus comentários sobre isso a outros colegas.

De resto, está muito bom. Acho que você está com uma boa idéia sobre o que pretende realizar.

José M. da Silva disse...

Byanne,

Primeiramente, reveja seu texto, pois contém alguns erros de português. Se precisar de ajuda, é só falar.

Agora alguns comentários:

1. Do modo como você redigiu, sua pesquisa tem somente um objetivo, qual seja "a visão que o espanhol tem a respeito do brasileiro". No entanto, quando você lista o problema (que são vários), você aborda pontos que não estão contidos nos objetivos: "Qual a identidade do povo brasileiro? Como ela é vista exterior? E em específico na Espanha? Quais as dificuldades enfrentadas pelo brasileiro neste país? Que tipo de preconceitos eles passam? O que originou isso? Como foi o processo histórico?" Com isso, ficam faltando objetivos.

2. Sua hipótese não está bem clara, além do que contém elementos que não pertencem a uma hipótese de trabalho. Tente reescrevê-la com base em meus comentários acima a outros colegas.

3. Sua metodologia está um pouquinho pobre... E não se diz "na tentativa de chegar a algum tipo de conclusão"; dizemos coisas do tipo "para confirmar ou não a hipótese", ou "para provar...". Tente expandir um pouco mais esta metodologia.

Abraço,

José M. da Silva disse...

ALÔ TODOS.

Já comecei a comentar algumas das postagens, mas vou parar por aqui propositalmente. Gostaria de que todos lessem as postagens dos colegas e meus comentários até este momento. Isso pode ajudar a detectar problemas no que já enviaram e/ou ter dúvidas sobre os itens já redigidos.

Não postaram a Tarefa 9 os seguintes alunos:

Aline, Andréa, Camila, Claudiane, Patricia.

Espero todos na terça-feira (18:00 ou 19:00)no ISAT, para avaliarmos o curso até aqui e vermos a condição de cada um no tocante a participação e continuidade no curso.

Abraço,

camilla disse...

Tema: Variação lingüística ou “erro”? O que é certo ou errado na língua segundo Bagno



Justificativa: a minha opção pela escolha deste tema foi por ter me encantado com as idéias e os estudos de Bagno, e eu também acredito nas questões levantadas por ele, concordo nos tipos e nos valores que ocorrem à variação lingüística, acho um tema muito interessante para eu abordar no meu trabalho final desta disciplina e talvez com pequenas modificações talvez uma monografia no futuro.



Objetivos: No geral pretendo aplicar os conceitos de Bagno na vida real, como realmente acontece na realidade dos brasileiros os conceitos apontados por ele. E Especificando meu trabalho quero abordar o tema de variação lingüística por uma visão mais de preconceito social em diferenças de classes.



Problema da pesquisa: Onde e como ocorrem as variações lingüísticas?



Hipótese da pesquisa: consiste em identificar os locais onde ocorrem as variações lingüísticas e também identificar quem são essas pessoas que vêem a variação como erro. O que fazem essas pessoas terem essa perspectiva de que variação é erro?





Metodologia: pretendo utilizar um método Indutivo me baseando nos livros, artigos e todos os materiais que eu encontrar para chegar a uma conclusão sensata sobre o assunto.

camilla disse...

Tema: Variação lingüística ou “erro”? O que é certo ou errado na língua segundo Bagno



Justificativa: a minha opção pela escolha deste tema foi por ter me encantado com as idéias e os estudos de Bagno, e eu também acredito nas questões levantadas por ele, concordo nos tipos e nos valores que ocorrem à variação lingüística, acho um tema muito interessante para eu abordar no meu trabalho final desta disciplina e talvez com pequenas modificações talvez uma monografia no futuro.



Objetivos: No geral pretendo aplicar os conceitos de Bagno na vida real, como realmente acontece na realidade dos brasileiros os conceitos apontados por ele. E Especificando meu trabalho quero abordar o tema de variação lingüística por uma visão mais de preconceito social em diferenças de classes.



Problema da pesquisa: Onde e como ocorrem as variações lingüísticas?



Hipótese da pesquisa: consiste em identificar os locais onde ocorrem as variações lingüísticas e também identificar quem são essas pessoas que vêem a variação como erro. O que fazem essas pessoas terem essa perspectiva de que variação é erro?





Metodologia: pretendo utilizar um método Indutivo me baseando nos livros, artigos e todos os materiais que eu encontrar para chegar a uma conclusão sensata sobre o assunto.

*Deiviane* disse...

Zé,

vc acha que aqui ainda está vago????

Unknown disse...

ALICIA FONSECA
Agora, consegui postar no Blogg.

Bem, aqui está minha tarefa com as modificações solicitadas por Zé.

TEMA: A concepção de heroína em O Barba Azul e O Quarto do Barba Azul segundo as funções do personagem de Vladimir Propp.

JUSTIFICATIVA: Este trabalho tem relevância para o estudo sobre a postura feminina nos contos escolhidos. E interessaria, primeiramente, a comunidade acadêmica que dedica-se aos estudos de teoria literária e , também, a estudiosos, sejam eles do sexo feminino ou masculino, da representação da mulher na sociedade do passado.

OBJETIVO: A finalidade deste trabalho é analisar os contos citados para determinar a concepção de heroína em “O Barba Azul” e em “O Quarto do Barba Azul” segundo as funções do personagem estabelecidas por Vladimir Propp. E demonstrar que a concepção de heroína do conto “O Barba Azul” foi modificada pelos movimentos feministas, que surgiram, e resultou na concepção de heroína do conto “O Quarto do Barba Azul”.

HIPOTESES: A concepção de heroína do conto “O Barba Azul” e a concepção de heroína do conto “O Quarto do Barba Azul” são divergentes. As funções da personagem de cada conto e as funções da personagem proposta por Propp são divergentes.

PROBLEMA: A concepção de heroína em “O Barba Azul” e a concepção de heroína em “O Quarto do Barba Azul” são iguais? A concepção de heroína de cada conto tem as características da função dos personagens propostas por Propp?

METODOLOGIA DE PESQUISA: O conto “O Barba Azul” será lido na versão traduzida para o Inglês e, posteriormente, na versão traduzida para o Português, o conto “O Quarto do Barba Azul” será lido na versão original, que é em Inglês, e, em seguida, na versão traduzida para o Português. O texto teórico sobre As funções do personagem propostas por Propp será lido e fichado na versão traduzida para o Português. As funções do personagem propostas por Propp serão utilizadas para analisar cada conto individualmente e, depois, para comparar a estrutura de cada conto com a estrutura do conto, que foi proposta por Propp através das funções dos personagens que ele elaborou para constituir uma visão do herói dos contos maravilhosos.

Unknown disse...

Tema: As novas regras ortográficas da língua portuguesa e seus efeitos nos países que a adotam.

Justificativa: Este trabalho pode ser de grande importância a qualquer falante da língua portuguesa.

Problema: Quais serão as alterações sofridas pela língua portuguesa devido ao Acordo Ortográfico? Quais serão os efeitos (sociais, políticos e educacionais) causados por esse acordo?

Hipótese: O Acordo Ortográfico trará benefícios.

Objetivo: Esse trabalho tem a finalidade de mostrar as mudanças sofridas pela língua portuguesa em razão do Acordo Ortográfico.

Metodologia: Serão destacadas as mudanças ocorridas na língua, seus efeitos na sociedade e se essa mudança é necessária.

Unknown disse...

Tema: A importância da literatura infantil.

Justificativa: O meu trabalho tem por objetivo mostrar a importância da leitura, para a ampliação do conhecimento da criança, tanto na leitura e quanto na escrita.

Objetivo: Incluir as crianças no mundo da leitura, mostrando que é um dos fatores principais para a formação de uma nova mentalidade e amadurecimento.

Problema:Como contar história? Como destinar a poesia às crianças?
A literatura infantil: realista ou fantasista?

Hipótese:Se as crianças tem noção do quanto a leitura é importante na
vida e no crescimento mental delas.

Metodologia:Nesse trabalho será apresentado teorias e entrevistas com professores e alunos. Professores, relatando o uso da leitura em sala de aula e os alunos sobre o que eles acham da leitura, se lêem bastante.

Unknown disse...

Achei o trabalho de Alicia muito legal, pois vai me ajudar em outra matéria que estou cursando e fala sobre Vladimir Propp.

Ivana Millán disse...

Oi, profe!! Oi, pessoas!
Acho que agora foi, vê só.
Beijo!

TEMA: Os Espanhóis da vanguarda pelo olhar chileno de Pablo Neruda

JUSTIFICATIVA: O entendimento sobre a biografia de Pablo Neruda e das influências que recebeu e exerceu na Espanha Vanguardista, ajudam a elucidar os estudos sobre sua poética. O trabalho está voltado aos pesquisadores da área de Literatura Hispano-americana e/ou Espanhola.

OBJETIVO: Analisar os textos nerudianos onde são mencionados espanhóis vanguardistas para chegar à construção de um panorama que contenha as impressões de Neruda sobre sobre esse grupo.

HIPÓTESE: Existe por parte de Neruda uma atitude – registrada em seus poemas – de idolatria e respeito em relação a muitos espanhóis vanguardistas do sec. XX.

PROBLEMA: Quais são os vanguardistas espanhóis que inspiraram Neruda? Quais eram os autores a quem ele rendia homenagens e por que? O que essa relação acrescentou a sua vida e a seus textos?

METODOLOGIA DE PESQUISA: Será realizada uma análise dos textos de Pablo Neruda nos quais são mencionados os vanguardistas espanhóis do séc. XX. Posteriormente, serão comparados textos de Neruda sobre outros vanguardistas de outras nacionalidades com base em sua própria literatura para confirmar a hipótese apresentada.

Ivana Millán disse...

Zé,
Bom, observando o que você disse à Caroline, tentei colocar uma frase como hipótese.. vamos ver se agora funcionou.
Bjo.

Patricia disse...

Patricia disse...
Tema: A produção de HQs visando à leitura e a escrita no ensino fundamental.

Justificativa: Meu trabalho será importante para os professores de língua portuguesa, que estão desmotivados a trabalhar com a leitura e escrita no ensino fundamental.

Problema: Como trabalhar leitura e escrita de uma maneira prazeirosa tanto para o aluno quanto para o professor?

Hipótese: Trabalhar a escrita e a leitura deve ser algo único. os professores devem tomar isso como um desafio e não como uma tortura.

Objetivos: (1) Geral: O presente trabalho pretende ajudar aos professores do ensino fundamental a trabalharem com a leitura e a escrita de uma forma saudavél e prazerosa.(2) Específicos: (a) analisar como os alunos lêem e como escrevem(b) Insentivar a leitura com textos relacionados com o seu dia a dia.(c) Mostrar o quanto a leitura é importante para o crscimento deles como cidadôes críticos.

Metodologia da Pesquisa:Os alunos deverão ler um livro escolhido pelos professores envolvidos no projeto.Após a leitura, marcaremos uma reunião para discurssão do entendimento do livro. Depois dessa etapa passaremos para a produção das HQs.

Patricia

16 de Maio de 2008 09:13

Patricia disse...

Zé desculpe minha falta de atenção.
Mas como pode ver pela data eu postei no local errado.

Patricia

*Deiviane* disse...

Zé, tenho uma dúvida: sei que posso escolher entre "a personagem" ou "o personagem", mas se eu usar "da personagem" em minha hipótese eu posso usar "do personagem" na metodologia de pesquisa?

*Deiviane* disse...

Correção dos itens

Tema: O ato de fala dentro do filme “Tropa de Elite”, visando aos jargões dos policiais e bandidos.

Justificativa: Considerando-se a larga utilização de jargões e gírias por diversos policiais e bandidos, no filme Tropa de Elite, o presente trabalho pode ser de grande valia para qualquer falante da língua portuguesa que pretende ter esse conhecimento de um grupo social.

Problema: Como se dá essa comunicação através dos jargões apresentados no filme? Quais os motivos de usar uma gíria? Como eles interagem através das gírias?

Hipótese: Existe uma variação de termos ou expressões particulares determinada a cada grupo, tendo cada um sua própria identidade.

Objetivos: O presente trabalho pretende identificar as variações que ocorrem dentro do filme Tropa de Elite, entre os policiais e bandidos, visando aos aspectos existentes entre o vocabulário e sua interpretação quando empregados.

Metodologia da pesquisa: Primeiramente será exibido o filme Tropa de Elite, para a identificação dos jargões e gírias utilizados entre bandidos e policiais. A seguir serão analisados com fundamentos em bases teóricas. Por fim serão apresentados as conclusões do trabalho, identificando a relação entre os termos e expressões usados entre bandidos e policiais dentro do filme Tropa de Elite.

Renildo disse...

Oi, Zé
Eu li os comentários. Vi que meu tema está muito complicado para ser desenvolvido, acho que este tema não é legal para fazer este trabalho. Pretendo mudá-lo.

José M. da Silva disse...

Deiviane:

Estou considerando seu último post, pois acho que foi essa a última versão.

Tema: ok

Justificativa: ok também, mas você poderia ter elencado as classes profissionais que lucrarão mais com seu trabalho. Isso você vai ter de desenvolver no projeto.

Problema: pode ser melhorado. Vejamos:

"Como se dá essa comunicação através dos jargões apresentados no filme? Quais os motivos de usar uma gíria? Como eles interagem através das gírias?"

No projeto, você precisa ser bem específica, mesmo que seja um pouco repetitiva: qual é "essa comunicação"? Os "motivos de usar uma gíria" na verdade todos sabem... tente dizer isso de modo mais técnico. Na última pergunta: quem são "ele"?

Hipótese: pode ser melhorada. Vejamos:

"Existe uma variação de termos ou expressões particulares determinada a cada grupo, tendo cada um sua própria identidade."

A expressão "variação de termos ou expressões particulares" não é acadêmica, técnica. É preciso explicar isso melhor, talvez com um jargão lingüístico... Além disso, sua hipótese é genérica, vale para todo grupo, ou seja todo jargão existente; e você antes fala em policiais e bandidos...

Metodologia: também pode ser melhorada. Algumas dicas:

1. Como serão analisados? Com quais bases teóricas?

2. O que significa "identificando a relação entre os termos e expressões usados entre bandidos e policiais dentro do filme "? Identificando em relação a quê? Para provar o quê? Identificando como?

Tente pensar nisso e postar os itens que eu comentei. O que eu disse acima não significa que você deve aumentar o texto e sim melhorar a qualidade, o conteúdo, ok?

Beijo

José M. da Silva disse...

Roberta:

Primeiramente, como você ficou ausente e não cumpriu suas tarefas anteriores, você ainda não deveria estar postando estes elementos nesta fase; você ainda não passou pela fase de discussão de seu resumo na lista. Eu enviei comentários e você não respondeu; esses comentários talvez tivessem feito você reescrever e repensar seu resumo, tema, bibliografia, tudo. E só então você estaria mais abalizada para postar estes itens aqui.

Enviei um e-mail para você, respondendo ao seu. Resgate as mensagens com os comentários, discuta tudo na lista, e depois você vê se mantém o que postou aqui ou se muda.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Karina,

Acho que você não leu as instruções com atenção. Fundamentação teórica não era um elemento integrante da Tarefa 9.

Alguns comentários sobre os outros itens.

Justificativa: sua justificativa está mais para objetivos e hipótese do que "justificativa" propriamente dita. Leia a justificativa dos colegas e meus comentários e tente refazer a sua.

Problema: seu problema não está de acordo com os outros elementos. Veja só: "Há o uso de estrangeirismos por falantes de Língua Portuguesa no Brasil. Será que esse uso é desnecessário e fere a Língua Portuguesa?"

Em nenhum momento você questiona o uso dos estrangeirismos.

ATENÇÃO: ISSO É IMPORTANTE PARA TODOS -- os elementos que estamos analisando aqui precisam OBRIGATORIAMENTE ser circulares. Essa é a melhor dica. Precisam OBRIGATORIAMENTE estar ENCADEADOS. É como se um fosse o outro com outra redação...

Hipótese: mesma coisa.

Metodologia: primeiramente, "classes sintáticas" nada têm a ver com "substantivos e adjetivos"; o termo seria "função sintática" e não é o caso de substantivos e adjetivos: estes são "classes gramaticais". Em segundo lugar, no final, você mais uma vez não está de acordo com os demais elementos. Em terceiro lugar, você não explica como "serão destacados os estrangeirismos mais usados em algumas áreas", não explica quais as áreas, e não fala o que acontecerá entre a identificação e a conclusão.

Reveja tudo desde o início e tente reescrever todos os elementos de maneira mais encadeada; aí poste de novo aqui. Dúvidas, estou por aqui.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Renildo.

Vamos a alguns comentários.

Justificativa: o que você postou não é justificativa; pode ser objetivo, hipótese, mas não é uma justificativa. Releia meu texto teórico na lista e as justificativas dos colegas aqui (juntamente com meus comentários) e tente reescrever.

Objetivo: você disse: "O estudo principal deste trabalho foi o de identificar os sistemas ideológicos no contexto social." Primeiramente, trata-se de um projeto, ou seja, você ainda vai fazer a pesquisa e escrever a monografia; portanto, o objetivo "é" ou "será", jamais "foi". ISSO VALE PARA TODOS; é uma boa dica. De resto ok.

Hipótese: não está totalmente de acordo com o tema, nem com a justificativa (que não o é).

Problema: como foi explicado no texto teórico enviado à lista, o problema DEVE ser enunciado na forma de uma pergunta direta.

Metodologia: não é bem isso. O que significa "Para este trabalho será usada uma abordagem qualitativa extritamente bibliográfica" [verifique a ortografia de "extritamente"]? Não está claro. Além do mais, você não falou nada da metodologia, ou seja, como sua pesquisa será desenvolvida.

Releia meu texto teórico para a lista, os posts dos colegas, meus comentários, reflita mais sobre o que você pretende trabalhar e redija tudo de novo, postando aqui no blog. Dúvidas, é só falar.

Em outra postagem você diz:

"Eu li os comentários. Vi que meu tema está muito complicado para ser desenvolvido, acho que este tema não é legal para fazer este trabalho. Pretendo mudá-lo."

Bem, você pode até mudar, no problem. Mas será que nesta altura do curso seria uma boa decisão? Vai dar tempo de começar tudo do zero? Pense nisso.

No caso de querer continuar, não vejo problemas. Só que, como disse nos comentários acima, você precisa refletir mais sobre a idéia, elaborar mais o que pretende discutir, para que tenha mais base para um possível trabalho.

Talvez fosse mais interessante mesmo você enfocar algum tema dentro do que você gosta, considerando o que você já estudou e estuda no ISAT (não pode ser o tema de sua monografia de TCC). Pense, decida, e avise a gente aqui no blog.

Caso decida mudar, recomece tudo NA LISTA, não aqui. Tema, resumo, bibliografia. Comento tudo por lá e depois nos mudamos para cá. Mas não deixe de ler o que acontece aqui, pois poderá ajudá-lo na eventualidade de um novo tema.

Abraço,




José M. da Silva disse...

Flavio.

Muito bom trabalho. Alguns comentários para você poder melhorá-lo ainda mais.

Já disse a você em outros comentários que, dentro de um texto, o título da obra precisa ser destacado, seja vindo entre aspas, em itálico, em negrito, e você não está seguindo esta orientação.

Em relação a português, há alguns erros. Vejamos sua hipótese (vou comentar entre colchetes):

"a metaficção historiográfica pode ser usada numa obra com diferentes finalidades, [aqui deveria haver pausa mais longa] no caso da obra de Márcio Souza, ela é usada com o objetivo de levar pessoas a se enterarem [reveja a ortografia aqui] a respeito de uma cultura, está [você quer dizer "está" mesmo ou "estar"? não está fazendo muito sentido] a favor de uma identidade cultural específica."

Esse tipo de erro se repete um pouco em seus textos; fique mais alerta.

Metodologia: o único item que não está muito bom. Vejamos:

"sendo uma pesquisa bibliográfica, serão feitas refexões após a leitura do livro Galvez, Imperador do Acre e outros livros que se debrucem sobre cultura, identidade cultural, metaficção historiográfica, pós-modernidade e sobre a história do Acre"

Falta explicar melhor que "reflexões" será essas e como serão feitas, com base em que; esses "outros livros" já estão na bibliografia? Faltam os passos da pesquisa.

Releia as postagens dos colegas, meus comentários e tente reescrever sua metodologia.

Abraço,

Louisinhah disse...

Oi, Grupão.
Deiviane, eu tenho algumas dúvidas sobre o seu tema. Queria saber se vocÊ conseguiu algum livro falando sobre gírias no meio das tropas armadas? É só uma curiosidade por que se houver algo, eu queria me aprofundar tanmbém.
Alicia, acho o seu tema muito interessante. Li bastante sobre Vladimir Propp,e estou estudando sobre a análise do conto de fadas em Teoria Literária 2. Acho realmente complexa esta análise, é um tema ousado. Parabéns.

Eu peço ajuda a vocês para verificar se o meu projeto está bem estruturado. Quais aspectos eu não deixei claro as minhas intenções com o projeto.

José M. da Silva disse...

Alô Emmanuele. Tudo se resolvendo por aí? Espero que agora possa ficar mais ativa por aqui. Vamos aos comentários.

Justificativa: você disse: "Este trabalho tem grande relevância para educadores em geral." Certo, mas por quê? É preciso mencionar as comunidades que lucrariam com seu trabalho e por quê.

Objetivo: nenhum objetivo secundário?

Problema: a primeira parte de seu problema menciona algo que, embora implícito, não está no seu tema. O tema aborda somente o professor, não os alunos (ou aprendizes, pra usar pedagogês...).

Hipótese: Você fala em "Tal postura "... qual? Já disse a alguém aqui no blog (procure quem...) que, mesmo sendo um pouco repetitivo, em textos acadêmicos TUDO precisa ser explicado, nomeado, dissecado, mencionado... Eu sei, é um saco, mas é assim que funciona...

Além disso, sua hipótese está concluindo algo; pensei que você ia tentar descobrir o que acontece. Tanto faz, mas é isso mesmo que você deseja como hipótese? Se for, tudo bem, mas é preciso reformular, primeiramente retirando o futuro do pretérito...

Metodologia: de novo "acerca de tal questão"; qual questão? Na segunda parte, você não diz como vai analisar as escolas...

Reflita um pouco e tente reescrever estes itens, após ler os comentários aqui do blog e os textos dos colegas.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Isis.

Vamos aos comentários.

Justificativa: Olha, você não redigiu uma justificativa. A quem se destina o trabalho? Por quê? Você coloca tudo em forma de perguntas, o que é típico do item "problema" e não da justificativa. Leia as postagens dos colegas para se inspirar.

Hipótese: é a primeira vez que você fala em caracteres; isso não aparece no tema, nos objetivos... Você também fala "deste grupo social"... qual? Veja minhas mensagens acima para outros colegas sobre isso.

Seu problema está muito bem redigido. Um alerta: em tudo você fala em "fidelidade"... menos no tema. Lá você fala em "como a terminologia técnica jurídica é tratada"; isso dá uma idéia de que você vai abordar vários aspectos, mas você só fala em fidelidade.

Pense nisso tudo e tente refazer estes itens, postando-os aqui.

Em tempo: implicar algo, não implicar em algo (nos seus textos; em outros contextos pode ser diferente).

Abraço,

José M. da Silva disse...

Oi Louise.

Alguns comentários sobre seu post.

Justificativa: Você não apresentou uma justificativa e sim uma mistura de hipótese com objetivos. Releia os posts dos colegas, meus comentários e tente refazer.

Hipótese: Aqui há um problema de redação que muitos colegas apresentam. LEIAM TODOS. Eu chamo isso de "fragmento", por influência do inglês, mas verdade é um problema de "coesão": você redige um período começando com "Causando"; ele deveria vir no período anterior, ou você deveria reformular o período onde ele aparece. Na justificativa e na metodologia isso também ocorre. Isso tem sido muito comum na lista e aqui no blog. Falando nisso, reveja o português em todos os itens; há problemas.

Metodologia: você não acha que está muito geral, vaga, e, acima de tudo, ambiciosa? Você poderia restringir algumas coisas: quais partes conflitantes da Bíblia? Lembre-se de que se trata de uma monografia... Você vai trabalhar os dois testamentos? todos os livros? Wow, isso daria umas 300 páginas... Quantos pastores serão entrevistados? Pense nisso.

Em tempo: o protestantismo é muito subdividido; você vai trabalhar todas as denominações? Numa monografia de 30 páginas? Ou vai escolher uma delas somente?

Curiosidade: o que é "apostasia"? Preguiça de ir ao dicionário...

Bem, pense no que eu falei acima, mas leia os posts dos colegas e meus comentários; muita coisa já foi respondida.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Oi Danielle,

Muito bom trabalho: enxuto, direto, conteúdo resumido. Apenas algumas coisas a considerar. Vamos a elas.

Hipótese: Você diz: "Séries como CSI fazem com que o público crie falsas expectativas em relação à justiça." Esta hipótese não menciona a ficção/realidade que você vem mencionando em todos os itens. Não está errada, mas num trabalho acadêmico, como já disse em outro post, tudo precisa estar bem circular...

Metodologia: você não diz que "partes envolvidas" são essas, nem quantas; não fala também sobre os episódios que serão analisados... quantos? quais? qual temporada? quem são os telespectadores a serem entrevistados? escolhidos como? quantos serão? para quê?

Pense nisso e poste aqui.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Jane.

Alguns comentários sobre o que você postou aqui.

Justificativa: O que você redigiu aqui não é uma justificativa. Releia minha mensagem teórica na lista, as postagens dos colegas e meus comentários.

Problema: A primeira parte do primeiro período e a segunda pergunta estão razoáveis, mas como você pode afirmar que a criança "não possui esse amparo em sua família"? Não acho que isso possa ser generalizado.

Objetivo: Primeiramente, os objetivos não podem ser formulados em forma de perguntas. Vejamos item por item:

"(1) geral: visa identificar e trabalhar especialmente com os alunos carentes, o seu lado psicoemocional para um melhor aprendizado deste." -- "deste" o quê? ou quem? não ficou claro. Além disso, você fala em "alunos carentes", algo que não tinha aparecido antes, nem no tema, nem em lugar algum.

"(2) específico: Analisar quais são as implicações para o aprendizado do conteúdo ?" -- Implicações de quê?

"Comparar a atuação de um único professor, e a atuação de vários professores com relação a opinião desse aluno, com quais das duas situações ele se senti mais seguro?" -- Não entendi: um único professor e vários professores? Não está claro. Opinião do aluno? qual aluno? Quais duas situações?

Hipótese: O trecho "consigo provar a real importância de uma única professora para o emocional dessa criança" em primeiro lugar é uma conclusão e não teria lugar numa hipótese redigido desta forma. Além do mais, você fala em "professora"; e os professores homens? Reveja o texto teórico que enviei para a lista e os posts dos colegas com meus comentários.

Metodologia: Você aponta o que vai usar, mas não descreve a metodologia propriamente dita. Como será conduzido o trabalho?

Jane, releia tudo que foi postado na lista e aqui; tente refazer os itens que comentei acima. Preste atenção também ao português; há muitos erros.

Beijo

José M. da Silva disse...

Oi Camilla

Comentando sua tarefa...

Justificativa: Isso não é uma justificativa; é uma opinião pessoal, que não tem lugar em textos acadêmicos. Você até pode transformar o texto em algo mais aceitával, retirando o "eu" etc. Mas mesmo assim não constituiria uma justificativa. Releia a teoria a respeito que enviei para a lista e tudo que já está publicado aqui no blog.

Objetivo: De novo, opiniões pessoais. Além disso, "aplicar os conceitos de Bagno na vida real" não é objetivo de trabalho acadêmico.

Problema: Nada sobre o certo e o errado que você aponta no tema?

Hipótese: Primeiramente, pode ir direto, sem o "consiste em". Segundamente, não se usa pergunta na hipótese.

Metodologia: Você não falou nada sobre o processo do trabalho. Quais as etapas? o que pretende fazer?

Você precisa ler com atenção o que postei na lista e tudo que vem sendo postado aqui no blog. Refaça a tarefa, por favor.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Oi Claudiane.

Vamos ver se aqui você fala mais do que no encontro presencial...:-)

Comentando...

Tema: acho que já perguntei na lista, mas vou perguntar de novo: "efeitos nos países que a adotam" -- você sabe que são sete países que adotam o português, certo? Vai trabalhar todos eles? Vai comparar o que era antes em todos eles com o que virá após o Acordo?

Justificativa: Você não acha que está geral demais? Todo falante se interessaria por isto? Vejamos: um técnico de computador; um lixeiro; um personal trainer; um entregador de pizza... Além disso, qual a razão de alguém se interessar pelo trabalho?

Hipótese: Que benefícios? Para quem? Em que áreas?

Objetivo: de novo: em quais países? Talvez você pudesse especificar um pouquinho mais...

Metodologia: O que você redigiu está mais para objetivos e hipótese, mas não demonstra como você irá trabalhar em sua pesquisa.

Releia o que enviei para a lista etudo que está sendo discutido aqui e refaça a tarefa.

Beijo

José M. da Silva disse...

Oi Aline.

Alguns comentários.

Justificativa: Não foi bem uma justificativa o que você escreveu. A justificativa é a razão de ser do trabalho, ou seja, uma razão para alguém o ler. Por que ele se justifica? Quem se interessaria por ele?

Objetivo: Este pode ser um objetivo seu de vida, mas não de um trabalho acadêmico. Aqui você terá de falar dos objetivos do seu trabalho especificamente. O que pretende mostrar nele? O que pretende desenvolver?

Problema: Você diz: "Como contar história? Como destinar a poesia às crianças?" -- Isso não tem muito a ver com o tema proposto... pode ter indiretamente mas não diretamente. E você aqui fala em poesia, mas seu tema menciona somente literatura infantil. Vai trabalhar só poesia? Então tem de modificar o tema. Está meio confuso. Você diz ainda: "A literatura infantil: realista ou fantasista?" -- Isso também não constava do tema, nem dos outros elementos que você incluiu aqui.

Hipótese: Interessante, mas não está de acordo com o que você aponta nos outros itens. Pode ser aproveitada.

Bem, releia o que enviei para a lista e tudo que estamos discutindo aqui e tente reescrever os itens que comentei acima.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Oi Patricia.

Alguns comentários.

No problema você fala em alunos e professores; na hipótese só em professores. É isso mesmo?

Hipótese: Compare sua hipótese com seu tema. Estão coerentes?

Objetivos: Vejamos um a um.

"(1) Geral: O presente trabalho pretende ajudar aos professores do ensino fundamental a trabalharem com a leitura e a escrita de uma forma saudavél e prazerosa." -- esse pode ser seu desejo, mas não é objetivo de um trabalho acadêmico. Leia minha mensagem para uma colega, acima, sobre isso.

"(b) Insentivar a leitura com textos relacionados com o seu dia a dia." -- [verifique a ortografia da primeira palavra] Quais textos? Você não ida trabalhar PRODUÇÃO de hqs?

".(c) Mostrar o quanto a leitura é importante para o crscimento deles como cidadôes críticos." -- [verifique a ortografia da penúltima palavra] Mesmo problema do item acima.

Bom trabalho. Só precisa de alguns ajustes. Leia o que está postado aqui e tente reescrever os itens que apontei acima.

Beijo

José M. da Silva disse...

Deiviane.

Não notei qualquer "correção dos erros" em seu último post. Acho que está igual ao anterior...

Respondendo a outra mensagem:

"Zé, tenho uma dúvida: sei que posso escolher entre "a personagem" ou "o personagem", mas se eu usar "da personagem" em minha hipótese eu posso usar "do personagem" na metodologia de pesquisa?"

Resposta: em tese, hoje em dia, tanto faz usar o/a personagem. Etimologicamente, o mais correto seria "a personagem", mas isso já se perdeu. O importante é você manter um paralelismo: se você começa um texto no masculino, vá até o final no masculino; o mesmo para o feminino. O que não é aconselhável é variar no mesmo texto.

Expliquei ou compliquei?

Abraço

José M. da Silva disse...

Louise,

Vamos ver se o pessoal te responde...:-)

Agora uma dica: você está estudando contos de fadas? como Alex? Já leu "Fábulas"? é uma história em quadrinhos que suberverte, reverte, inverte, tudo dos contos de fadas... Acho que foi a melhor coisa que li nos últimos dez anos... em inglês, Fables... já tem três volumes, inclusive com tradução para o português.

Lançaram também os contos dos irmãos Grimm em quadrinhos....

camilla disse...

Tema: Variação lingüística ou “erro”? O que é certo ou errado na língua segundo Bagno.
Justificativa: A escolha deste tema foi por acreditar e concordar com as opiniões e os estudos de Bagno, por também achar intrigante a questão da variação lingüística abordada como erro. Acho um bom tema para trabalho final desta disciplina.

Objetivos: Pretendo comparar os conceitos abordados por Bagno e relacioná-los com a vida real, como realmente acontece na realidade dos brasileiros os conceitos apontados por ele. E Especificando meu trabalho quero abordar o tema de variação lingüística por uma visão mais de preconceito social em diferenças de classes como e porque essas variações ocorrem.

Problema da pesquisa: Porque as variações lingüísticas são apontadas como erro?

Hipótese da pesquisa: Identificar os locais onde ocorrem as variações lingüísticas e também identificar quem são essas pessoas que vêem a variação como erro. E tentar determinar o que levam essas pessoas a identificar essa variação como erro.


Metodologia: Primeiro vou fazer um levantamento de quantas e quais são essas variações lingüísticas, seguido de onde ocorrem mais variações e quais pessoas que mais são prejudicadas com a pratica do preconceito lingüístico e baseado em que as pessoas que praticam esse preconceito se valem. Pretendo utilizar um método Indutivo me baseando nos livros, artigos e todos os materiais que eu encontrar para chegar a uma conclusão sensata sobre o assunto.

Unknown disse...

Oi Zé!

Estava relendo aquele texto sobre os elementos textuais e não entendi uma coisa, por que que os elementos pós-textuais não existirão no projeto, se neles estão o índice e o resumo (abstract)?

Danielle disse...

Tema: Efeito CSI: Ficção x Realidade

Justificativa: Tendo em consideração o grande número de telespectadores da série CSI e a importância da perícia criminal na resolução de um crime, o trabalho pode ser de grande valia para futuros jurados, vítimas e aqueles que desejarem ter um maior conhecimento na área.

Objetivo: O presente trabalho pretende mostrar as diferenças entre ficção e realidade em relação à perícia criminal. O que é o Efeito CSI e a opinião da justiça americana sobre o assunto, além de seus prós e contras.

Problema: O que é ficção e o que é realidade? O que é o Efeito CSI? Esse efeito é totalmente negativo? O que há de positivo?

Hipótese: Séries como CSI fazem com que o público crie falsas expectativas em relação à justiça, os levando várias vezes, a confundir ficção com realidade.

Metodologia: Serão utilizados artigos com comentários de partes envolvidas como: um perito legítimo; um promotor; um advogado de defesa e uma consultora da série; bem como leitura de reportagens sobre o assunto. A princípio serão analisados 3 episódios, sendo eles: 35K O.B.O ($35K O.B.O.), da 1ª temporada; Evidências Invisíveis (Invisible Evidence) e Onze Jurados Raivosos (Eleven Angry Jurors), ambos da 4ª temporada. E para complementar, uma mini entrevista com telespectadores do seriado que participam de fóruns e comunidades sobre a série, a fim de obter opiniões sobre o Efeito CSI.


Zé, tenho algumas perguntas.

Em relação à hipótese, melhorou ou pode melhorar ainda mais?

Sobre a metodologia, tenho várias dúvidas. Por exemplo, as "partes envolvidas", tenho que enumerar todas, ou posso adicionar outras no decorrer do trabalho?

Os episódios - mesma situação, se necessário posso acrescentar mais algum?

Quanto às mini entrevistas, um número de pessoas exato fica difícil, pois, já que não vamos realmente fazer o trabalho, não tenho como saber isso. Por exemplo, se fosse levar a pesquisa adiante, iria a alguns fóruns e comunidades da série e perguntaria se alguém estaria interessado em participar do trabalho, assim disponibilizaria um formulário com umas 5 perguntas para as pessoas responderem. Somente assim teria alguma idéia do número de pessoas e do perfil delas.

José M. da Silva disse...

Camila

Sua justificativa continua não sendo uma justificativa; aqui não cabem suas opiniões pessoais. Leia as justificativas dos colegas e meus comentários sobre elas.

Nos objetivos, de novo opiniões pessoais. Você precisa escrever tudo de maneira impessoal. Novamente, leia os exemplos dos colegas e meus comentários.

Problema: ainda está meio nebuloso. Não falta nada?

Hipótese: o que você entende por "locais"? E por "pessoas"? São os falantes da língua? Está confuso.

Metodologia: bastante confusa. E aqui você introduz a "pratica do preconceito lingüístico", expressão que acho não foi usada antes, não faz parte do tema, nem de qualquer outro elemento. E de novo, você fala na primeira pessoa... Como será esse "levantamento"? E quem são as "pessoas"? No final você diz: "livros, artigos e todos os materiais que eu encontrar para chegar a uma conclusão sensata sobre o assunto." Isto não cabe aqui. Você já tem que saber quais são esses livros, artigos e materiais. E "conclusão sensata sobre o assunto"? Espera-se de um texto acadêmico exatamente isso, não é preciso dizer...

Leia a tarefa dos colegas. Tenho certeza de que você resolverá todos os problemas que venho apontando.

Jane disse...

Jane Felizardo

Tema:
As dificuldades psicoemocionais que uma criança carente de afeto, enfrenta ao passar da quarta para a quinta série do ensino fundamental em relação ao aumento do número de professores.

Justificativa:
Este trabalho tem relevância para os pedagogos e diretores de escolas públicas.
Os beneficiados com este trabalho seriam os alunos com carência psicoemocional da 5ª série.

Problema:
Será que esses vários professores teriam tempo e disposição para de dedicarem à esses alunos carentes de afeto ?
(essas crianças já teriam sido questionadas sobre sua família e sobre sua carência afetiva).

Objetivos:
geral: visa identificar e trabalhar especialmente com os alunos carentes, o seu lado psicoemocional para o seu melhor aprendizado.

específico: visa a dar importância a opinião do aluno com relação a afinidade e interesse com esse único professor para que seu aprendizado seja mais eficiênte e prazeroso.

Hipótese:
Pretendo provar a importância de um único professor(a) para estes alunos que têm carências psicoemocionais.

Metodologia:
Conversa com 20 alunos de uma escola pública, questionando suas opiniões com relação a eles preferiem estudar com um único professor ou vários professores na 5ª série do ensino fundamental ?
Método indutivo onde baseando-me em livros e materiais encontrados para chegar a uma conclusão.

José M. da Silva disse...

Oi Isis.

Vamos a sua pergunta:

"Estava relendo aquele texto sobre os elementos textuais e não entendi uma coisa, por que que os elementos pós-textuais não existirão no projeto, se neles estão o índice e o resumo (abstract)?"

Normalmente, um projeto só tem uma folha de rosto (pré-textual) e os elementos textuais (o projeto propriamente dito).

Vamos diferenciar "índice" de "sumário". Índice é algo exaustivo, que lista nomes, fatos, tudo que aparece no texto; normalmente aparece no final do trabalho. Sumário é mais sucinto, somente com os títulos dos capítulos, seções e sub-seções; normalmente aparece no início do trabalho.

Tanto o sumário, quanto o índice são preparados após o trabalho estar pronto. O mesmo ocorre com o abstract (resumo). A razão é que é preciso ter concluído o trabalho para saber as páginas (índice e sumário) e o conteúdo (abstract/resumo). Por isso são considerados elementos pós-textuais.

Índice e abstract/resumo nunca aparecem em projetos de pesquisa, somente no trabalho final (monografia, tese etc.). O sumário pode aparecer no projeto, embora não seja necessário; neste caso, você está certa; é um elemento pós-textual que aparece no projeto.

Esclareci ou compliquei mais?

Bom que você leu com atenção o que eu enviei para a lista. Deixei outras coisas meio obscuras lá, de propósito... Será que alguém mais vai se mirar no seu exemplo? :-)

Beijo

José M. da Silva disse...

Oi Danielle.

Agora está bem melhor. Eu acho que ainda falta alguma coisa em sua Metodologia. Falta dizer o que você vai fazer depois de ler, assistir, entrevistar... O que você vai fazer exatamente no trabalho para provar seu ponto?

Respondendo suas perguntas.

"Em relação à hipótese, melhorou ou pode melhorar ainda mais?" -- por enquanto está bom; depois a gente volta a ela.

"Sobre a metodologia, tenho várias dúvidas. Por exemplo, as "partes envolvidas", tenho que enumerar todas, ou posso adicionar outras no decorrer do trabalho?" -- em termos do projeto, do jeito que está ficou bom. Na monografia você teria de ser mais específica. E uma coisa importante (LEIAM TODOS ISSO): entrevistas, depoimentos, tudo precisa de autorização por escrito dos autores, se não não pode ser usado. Podem-se incluir mais no decorrer da escritura do trabalho.

"Os episódios - mesma situação, se necessário posso acrescentar mais algum?" -- No problem, pode sim. O projeto é só um guia, normalmente para aprovação. A monografia já é outra história e pode ter coisas modificadas em relação ao projeto.

"Quanto às mini entrevistas, um número de pessoas exato fica difícil, pois, já que não vamos realmente fazer o trabalho, não tenho como saber isso." -- Eu sei; já toquei nesse ponto acima.

"Por exemplo, se fosse levar a pesquisa adiante, iria a alguns fóruns e comunidades da série e perguntaria se alguém estaria interessado em participar do trabalho, assim disponibilizaria um formulário com umas 5 perguntas para as pessoas responderem. Somente assim teria alguma idéia do número de pessoas e do perfil delas." -- Exato, é assim que deveria ser feito. Só não se esqueça de pedir autorização por escrito dos autores.

Esclareci?

José M. da Silva disse...

Oi Jane.

Vamos aos comentários.

Tema: vi que você incluiu "criança carente de afeto" no tema. Honestamente não sei se isso vale a pena; talvez você venha a mencionar isso no corpo do trabalho final, mas não vejo razão para isso estar logo no projeto. Além do que é subjetivo: o que é uma criança carente de afeto? A não ser que você estivesse falando de crianças carentes, ou órfãs, ou outras...

Justificativa: bem melhor; você agora disse quem se beneficia. Falta dizer o porquê. Leia a justificativa dos colegas.

Problema: Por que você retirou o que estava correto? ["Como lidar com o lado psicoemocional dessa criança na escola? Qual é a dificuldade que essa criança vai enfrentar ao se deparar com vários professores na 5ª série ?
"] No novo trecho que você inseriu ("Será que esses vários professores teriam tempo e disposição para de dedicarem à esses alunos carentes de afeto? (essas crianças já teriam sido questionadas sobre sua família e sobre sua carência afetiva).
") há algo novo: você coloca o foco nos professores (tempo e disposição), mas seu tema tem o foco nos alunos (dificuldades psicoemocionais das crianças). Este novo trecho até pode existir, mas acho que faltam outras perguntas em seu problema. E de novo questiono o "carentes de afeto".

Vejamos seus objetivos:

"geral: visa identificar e trabalhar especialmente com os alunos carentes, o seu lado psicoemocional para o seu melhor aprendizado." -- Bem melhor do que o outro, mas aqui você introduz novo conceito: "alunos carentes"; antes você falou em "carentes de afeto". Leia meu comentário acima. De qualquer modo, você pretende trabalhar com alunos carentes? Ficou confuso.

"específico: visa a dar importância a opinião do aluno com relação a afinidade e interesse com esse único professor para que seu aprendizado seja mais eficiênte e prazeroso." -- Esta parte está boa, mas você não fala no seu tema nos vários professores? Não seria interessante abordar as duas coisas? No anterior você fazia isso, embora de maneira confusa...

Hipótese: Vejamos o que você escreveu: "Pretendo provar a importância de um único professor(a) para estes alunos que têm carências psicoemocionais." -- Bem melhor. Retire o "pretendo" para não ficar pessoal. Aqui surge novo termo: "carências psicoemocionais"; você precisa uniformizar essa terminologia ao longo de todos os elementos. Agora, será "provar a importância" mesmo? Isso acho que ninguém disputa, mas no seu tema você compara uma situação (vários professores) com outra (um professor); será que o termo aqui, em vez de "importância" não seria outro? Talvez algo na linha de mostrar que uma situação é melhor do que a outra? Pense nisso.

Metodologia: A primeira parte está bem melhor; só não precisava do ponto de interrogação no final. Vejamos a segunda parte (vou corrigir o português; compare com o que você escreveu):

"Método indutivo, baseando-me em livros e materiais encontrados para chegar a uma conclusão." -- Esta parte é óbvia... sempre nos baseamos em livros e materiais encontrados para chegar a uma conclusão. Você pode mencionar os livros e materiais (embora continue sendo óbvio), mas a continuação da frase poderia ser outra. E por que retirou uma parte da outra versão? ["pesquisa quantitativa, qualitativa e exploratória; estudo de caso"]

Acho que melhorou bastante, está mais claro. Você ainda pode fazer alguns ajustes em relação ao que apontei acima. O importante é que os elementos que estamos analisando aqui estejam sucintos, mas claros em relação ao que pretendemos trabalhar.

Beijo

Unknown disse...

Oi Louise!

Uma dúvida com relação à sua justificativa, pra quem se destina o seu trabalho?

Abraço e bom fim de semana!
Isis

José M. da Silva disse...

ATENÇÃO !!!!!!

Leiam o que enviei para a lista com urgência, antes de continuarem a postar seus comentários.

camilla disse...

Tema: Variação lingüística ou “erro”? O que é certo ou errado na língua segundo Bagno.
Justificativa: Levando em consideração a existência de múltiplas variedades lingüísticas e considerar intrigante a questão da variação lingüística abordada como erro, este trabalho pode ser interessante para repensar valores e conceitos sobre variações lingüísticas que muitas vezes são tratadas como “erro”.

Objetivos: O estudo pretende comparar os conceitos abordados por Bagno e relacioná-los com a vida real, como realmente acontece na realidade dos brasileiros os conceitos apontados pelo lingüista. E Especificando o trabalho vai abordar o tema de variação lingüística por uma visão mais de preconceito social em diferenças de classes como e porque essas variações ocorrem.

Problema da pesquisa: Porque as variações lingüísticas são apontadas como erro? Em que se baseia quem aponta variação lingüística como erro.

Hipótese da pesquisa: Identificar as regiões onde ocorrem as variações lingüísticas, a partir de que ponto de vista o termo analisado é tido como variação ou “erro” e também identificar quem são esses falantes da língua portuguesa que vêem a variação como erro.

Metodologia: O trabalho iniciará com um levantamento baseado em livros de quais são essas variações lingüísticas e quem são os falantes que produzem essas variações, porque ele é visto como falante não-culto da língua e baseado em que as pessoas que praticam essa estigmatizasão se valem. O estudo utilizará um método Indutivo baseado nos livros, artigos e todos os materiais que for encontrado para chegar a uma conclusão sensata sobre o assunto.

José M. da Silva disse...

Quem é mesmo o/a supervisor/a da Camilla? Acho que é a Byanne... Kdvc?

Com você, eu estou descansando...:-)

Louisinhah disse...

Correção.
TEMA: "Como tornar o Cristianismo real"

JUSTIFICATIVA: Este trabalho pretende mostrar a simplicidade e pureza do cristianismo na visão protestante. Uma visão clara e objetiva do cristianismo atual, voltado para as pessoas que não conhecem a religião ou as que estão começando a seguir o cristianismo.

OBJETIVO: É dismistificar o Cristianismo protestante, apontando as arbitrariedades cometidas pelas autoridades religiosas e suas omissões.

HIPÓTESE: As concepções do protestantismo estão muito defasadas e muitas delas estão mal interpletadas, gerando assim um mal estar entre seus participantes.

PROBLEMA: Será que está as leis e regras estão sendo repassadas como se devem? Há verdade nos sermões dados pelas autoridades? Eles estão sendo fiéis ou estão em apostasia espiritual?

METODOLOGIA: Primeiramente a leitura dos trechos mais conflitantes da Bíblia, na área do divórcio, casamento, concepção de pecado, adultério, salvação. Para buscar a orientação correta. Em seguida, leitura de livros que falem sobre o assunto. Serão comparados os assuntos e discutidos com dois pastores protestantes que são de denominação diferentes (Batista/Assembléia de Deus), posteriormente serão entrevistados para exemplificar mais o tema. Fazendo com que o trabalho não tenha a opinião do seu autor mas sim uma opinião singular e fundamentada pela Bíblia.

Louisinhah disse...

Zé e Grupão, Trabalharei com duas denominações que são: a Batista e a Assembléia de Deus. As quais são bem diferentes em questão de doutrina, estilo, modos de adoração e até concepção de músicas(louvores).
Bom, para quem curiosidade como o Zé e tem preguiça de ir ao dicionário;vou dar o significado de apostasia(no caso aqui espiritual). Apostasia: Ato de desviar-se ou afastar-se do relacionamento com Deus. Renúncio da fé em Deus.Em Ezequiel 37.23 fala sobre a apostasia.
No dicionário da Língua Portuguesa diz que apostasia é:
abjuração;
defecção;
deserção da fé;
renúncia;
abandono de um partido, de uma teoria ou doutrina.
Bem, qualquer dúvidas com algum termo usado pode perguntar, estou as ordens.
Isis, espero ter clareado as idéias agora.
Zé, obrigado pela dica... É as aulas são com Alex(maravilhosas por sinal), estou adorando. Vou procurar os contos de Grimm em quadrinhos, me interessei muito, minha mãe sempre contava as histórias do conto de Grimm para eu dormir.

José M. da Silva disse...

Oi Louise.

Bem, quem sabe da tua vida agora aqui no blog é a Karina, sua supervisora; por isso, vou deixar os comentários sobre seus elementos textuais para ela.

Obrigado por esclarecer a "apostasia"; então deve ser daí que vem o termo "apóstata" (ainda estou com preguiça de ir ao Houaiss...).

Já que você gostou da dica dos quadrinhos dos contos dos irmãos Grimm, não deixe de ver o filme "Os Irmãos Grimm", se ainda não viu. Tem um elenco muito bom: Matt Damon, Heath Ledger, Monica Bellucci...

Abraço,

Jane disse...

Jane Felizardo
Tema:
As dificuldades psicoemocionais que uma criança com carência afetiva enfrenta ao passar da quarta para a quinta série do ensino fundamental em relação a deixar um único professor e passar a ter vários.

Justificativa:
"Demonstrar a validade de um único professor(a) para estes alunos que têm carências psicoemocionais. Os alunos se beneficiarão deste único professor porque se sentirão mais seguros e conseqüêntemente terão melhor aprendizado do conteúdo escolar.


Problema: "Como lidar com o lado psicoemocional dessa criança na escola? Qual é a dificuldade que essa criança vai enfrentar ao se deparar com vários professores na 5ª série ?

Objetivos:
"geral: visa identificar e trabalhar especialmente com os alunos que têm carência no seu lado psicoemocional."
"específico: visa a dar importância a opinião do aluno com relação a afinidade e interesse com esse único professor para que seu aprendizado seja mais eficiênte e prazeroso."

Metodologia:
"Método indutivo, baseando-me em livros e materiais encontrados para chegar a uma conclusão." Pretendo fazer uma pesquisa quantitativa com 20 alunos de 5ª série de uma escola pública,onde terei qualidade de dados e ítens para acrescentar ao material pesquisado previamente para explorar e chegar à minha hipótese.

Hipótese:
Provar que os alunos com carência afetiva conseguem aprender mais com um(a) único(a) professor(a) porque se sentem mais amparados psicoemocionalmente.

Unknown disse...

Tema: As novas regras ortográficas da língua portuguesa e seus efeitos no Brasil e em Portugal.

Justificativa: Este trabalho pode ser de grande importância aos estudiosos da língua portuguesa.

Problema: Quais serão as alterações sofridas pela língua portuguesa devido ao Acordo Ortográfico? Quais serão os efeitos (sociais, políticos e educacionais) causados por esse acordo?

Hipótese: O Acordo Ortográfico trará algum benefício aos falantes da língua .

Objetivo: Esse trabalho tem a finalidade de mostrar as mudanças sofridas pela língua portuguesa, no Brasil e em Portugal, em razão do Acordo Ortográfico.

Metodologia: Serão utilizados artigos sobre o assunto bem como leitura de livros e revistas afim de mostrar os efeitos e os motivos de tal Acordo.

Ivana Millán disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivana Millán disse...

Oi, Jane

Quanto ao seu tema, estava acompanhando a evolução dele e vi que você mudou algumas coisas.

>>Tema: "em relação a deixar um único professor e passar a ter vários."

Acho que vc deveria rever essa parte. Acho que uma boa solução para isso é a informação aposta. Por exemplo:

"As dificuldades psicoemocionais que uma criança com carência afetiva enfrenta ao passar da quarta para a quinta série do ensino fundamental: a questão do rodízio de professores."

Também poderia ser algo como:

"As dificuldades psicoemocionais que uma criança com carência afetiva enfrenta ao passar da quarta para a quinta série do ensino fundamental à luz do rodízio de professores."

>>Também poderia simplesmente eliminar "ensino fundamental". Você ganharia muito sendo sucinta e, na minha opinião, nem precisaria colocar isso, já que vc já usa o termo "criança" e "quarta e quinta séries".

>> O correto é "séries".

>> Agora você deverá mudar essa nomenclatura que já não se usa pela nova nomenclatura, por "ano". Neste link estão os exemplos: http://www.bialik.etc.br/www/americanas.htm

>> A sua justificativa, na minha opinião, parece uma tese. Você está propondo uma mudança no estatuto? Por que usa verbos em futuro? O termo "validade" significa "valia"? Não entendo a justificativa. Numa justificativa temos que dizer a relevância do estudo e a quem se destina, ou seja, a que comunidade acadêmica.

>> Objetivos:
"geral: visa identificar e trabalhar especialmente com os alunos que têm carência no seu lado psicoemocional."

Na minha opinião, esse não seria o objetivo do seu trabalho. O objetivo do seu trabalho é "trabalhar com os alunos que têm carêncio psicoemocional"? Ainda está vago.

O objetivo deveria ser algo como "propor mudanças..." ou "levantar a discussão sobre..."


>> "específico: visa a dar importância a opinião do aluno com relação a afinidade e interesse com esse único professor para que seu aprendizado seja mais eficiênte e prazeroso."

Idem.

>> Metodologia: acho que é só retirar "Método indutivo, baseando-me em livros e materiais encontrados para chegar a uma conclusão."

>> Hipótese: Hipótese:
Provar que os alunos com carência afetiva conseguem aprender mais com um(a) único(a) professor(a) porque se sentem mais amparados psicoemocionalmente.

O uso do termo "provar" remete a um objetivo. Que tal se vc deixar "Os alunos... psicoemocionalmente"?

Espero haver ajudado..

Patricia disse...

Boa Tarde Renildo

Gostaria de saber o que decidiu, quanto a mudanca do seu tema?
Pois estou ansiosa para comentar sobre o que postara.
Desculpe os erros, mas o computador esta com problemas de configuracao.

Aguardo sua resposta o mais rapido possivel.

Beijos
Patricia

Patricia disse...

Tema: A produção de HQs visando à leitura e a escrita no ensino fundamental.

Justificativa: Meu trabalho será importante para os professores de língua portuguesa, que estão desmotivados a trabalhar com a leitura e escrita no ensino fundamental.

Problema: Como trabalhar leitura e escrita de uma maneira prazeirosa tanto para o aluno quanto para o professor?

Hipótese: Trabalhar a producao de HQs visando a leitura e a aescrita deve ser algo unico.os professores devem tomar isso como um desafio e não como uma tortura.

Objetivos: (1) Geral: O presente trabalho pretende ajudar aos professores do ensino fundamental a trabalharem com a leitura e a escrita visando a formacao de estudantes criticos, com base nas leituras e tambem visando a melhoria da qualidade de suas producoes escritas.

Metodologia da Pesquisa:Os alunos deverão ler um livro escolhido pelos professores envolvidos no projeto.Após a leitura, marcaremos uma reunião para discurssão do entendimento do livro. Depois dessa etapa passaremos para a produção das HQs.


Ze e Grupo

Desculpem meus erros, mas o computador que estou esta com problemas de configuracao.
Aguardo criticas e sugestoes do meu supervisor e de vcs tambem.

beijinhos
Paty

Louisinhah disse...

Zé, você está correto a palavra "apóstata" é derivada de apostasia.

Louisinhah disse...

Oi, Patricia.
Tenho algumas perguntas, alguns pontos ainda não ficaram claros.
Quantos professores estarão no projeto? Os livros vão ter a aceitação desejada? Que livros são esses?
Por enquanto é so isso.
Mas mesmo como futura tradutora achei o seu tema muito interessante.
E se você precisar eu conheço muitas professoras do ensino fundamental.
Um Abraço.

Louisinhah disse...

Patrícia,

Senti falta de objetivos específicos. Poderia ser um objetivo a renovação dos temas da leitura usado nas salas de aulas, com temas ligados ao cotidiano do aluno.
Já falei demais.
Abraços.

Renildo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renildo disse...

Tema. O papel da Ideologia na sociedade.

Justificativa: Considerando a importância da ideologia na sociedade; e seu papel na formação de uma sociedade desigual, este trabalho pode ser relevante para profissionais que trabalham com história , politica, ciências sociais ou qualquer pessoa que goste deste assunto.


objetivo: Será levantar questões e discussões que contribuam não só pra o corpo docente mas também para o discente, fazendo com que estes reflitam sobre a relação entre a ideologia e seu papel na sociedade.

Problema: Quais seriam as estratégias usadas pelas classes superiores para que as ideologias sejam aceitas pela sociedade sem ninguém questioná-las.

Hipótese: É possível a classe dominante impor seu poder através da ideologia.A ideologia é eficaz para os que não sabem que ela existe.

Metodologia:: Serão analisadas as bases teóricas que tratem do assunto Ideologia.

Renildo disse...

Oi, Patrícia
Eu decidi ficar com o mesmo tema. Espero conseguir desenvolvê-lo bem.
Beijos.

Unknown disse...

Olá, Danielle!

Em relação a sua hipótese, quais seriam essas falsas expectativas criadas pelo público?

Abraço!

Renildo disse...

Oi, Louse Santos

O seu tema é muito interessante,eu adoro a discussão sobre religião. Uma pergunta, vc acredita que a
arbitrariedade religiosa surgiu na tradução da biblia feita por LUTERO?

roberta disse...

Neste projeto pretendo estudar as dificuldades que os surdos tem no dia-a-dia nas mais diversas situações.Será enfocado,sobretudo,a escola.A pesquisa será feita em livros,revistas,na internet,além de entrevistas com algumas pessoas que possuem essa deficiência,para assim transcrever suas opiniões e questionamentos.O propósito deste trabalho é mostrar o que as pessoas que não possuem deficiência auditiva podem fazer para melhorar a qualidade de vida dos surdos.

carol disse...

Reformulado

Tema: O feminino na mitologia grega

Justificativa: Considerando a importância da mitologia grega na poesia e na arte, antiga e moderna; e pelo misterioso mundo feminino que até hoje nos intriga, o presente trabalho pode ser proveitoso aos profissionais que trabalham com literatura, história e antropologia, e para qualquer interessado no tema proposto.

Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar a visão do feminino contida na mitologia grega, através da análise das deusas Afrodite, Atenas, Diana e Hera; da ninfa Eco e da humana Penélope fazendo um paralelo com o perfil da mulher brasileira do século XXI, que é vista como sábia, esposa e/ou mãe dedicada, faladeira, sensual e vingativa. E identificar o papel da mulher na sociedade da Grécia Antiga.

Problema: É possível fazer uma conexão entre o perfil de algumas personagens da mitologia grega (Afrodite, Atenas, Diana, Hera, Eco e Penélope) com o perfil da mulher brasileira do século XXI? Qual é o papel da mulher na sociedade da Grécia Antiga?

Hipótese: "É possível ser feita uma comparação entre o perfil das personagens gregas Afrodite, Atenas, Diana, Hera, Eco e Penélope com o perfil da mulher brasileira do século XXI.

Metodologia: Serão analisadas as bases teóricas que abordam o tema da mitologia grega, a mulher na sociedade da Grécia Antiga e da mulher brasileira do século XXI. Posteriormente serão comparadas as características das personagens escolhidas com o perfil da mulher brasileira, logo depois, será elucidado o lugar da mulher na sociedade grega. E, por fim, serão apresentadas as conclusões do trabalho.

Resposta:

Zé você perguntou sobre a escolha das personagens que farão parte do meu projeto, em uma outra ocasião eu respondi que: "... escolhi estas personagens porque de acordo com suas lendas e características elas se encaixam nos perfis escolhidos, por exemplo, Penélope é a esposa fiel de Ulisses. Ela ficou esperando por ele anos e anos, tinha vários pretendentes mas sempre honrou o seu marido (coisa que ele não fez)."e você respondeu que: "Na Introdução da monografia, ela precisaria desenvolver um pouco mais isso, mas já é um ponto de partida."

Estou seguindo o caminho certo??

ELVIS EDUARDO disse...

Zé e grupaço,
Seguem minhas correções:

TEMA:
A participação das Forças Armadas brasileiras (FA) como agente ativo social.

JUSTIFICATICA:
É relevante para quem estuda a contribuição social de Instituições (organizações de caráter social) ou Empresas ( organizações econômicas destinadas à produção ou venda de mercadoria ou serviço, tendo em geral como objetivo o lucro) e ainda para militares ou civis integrantes das FA.

OBJETIVO:
Apontar possíveis formas que as FA tem utilizado para influenciar, positivamente, nas questões ambientais, saúde e de segurança pública em nosso país.

PROBLEMA DA PESQUISA:
As FA contribui, significativamente, em questões ambientais, saúde e segurança pública nacioanal?

HIPÓTESE:
As FA exercitam seu valor quando utilizam conhecimentos científicos, estruturas tecnológicas e sua logística em prol da nossa nação.

METODOLOGIA DE PESQUISA:
Será realizada uma pesquisa em fontes como revistas, jornais, livros e sites, tanto civis quanto militares, a fim de levantar contribuições das Forças Armadas nas áreas ambientais, saúde e segurança pública nacional.

carol disse...

O Claudiane!!!
Agora eu sou sua supevisora e espero poder te ajudar. Gostei muito do seu tema. É atualíssimo e polêmico.

Como são sete países que adotam o português creio que vai ficar muito complicado falar de todos eles, analizar o português de cada um, compará-los, ver o que munda e o que irá mudar em cada um deles etc. É muita coisa para uma "monografia". Acho melhor você escolher somente alguns, os países que fossem mais relevantes.

bjs

*Deiviane* disse...

Zé,
vc explicou.....rsrsrsr

Correção dos itens:

Tema: O ato de fala dentro do filme “Tropa de Elite”, visando aos jargões dos policiais e bandidos.

Justificativa: Considerando-se a larga utilização de jargões e gírias por diversos policiais e bandidos, no filme Tropa de Elite, o presente trabalho pode ser de grande valia para os profissionais que trabalham com literatura, lingüística e a qualquer falante da língua portuguesa que pretende ter esse conhecimento de um grupo social.

Problema: Como acontece a interação, comunicação entre bandidos e policiais, através dos jargões apresentados no filme? Quais os motivos, no filme “Tropa de Elite”, para usar uma linguagem específica entre bandidos e policiais?

Hipótese: Existe um jargão particular determinado a cada grupo de policiais e bandidos, dentro do filme “Tropa de Elite”.

Objetivos: O presente trabalho pretende identificar as variações dos jargões que ocorrem dentro do filme Tropa de Elite, entre os policiais e bandidos, visando aos aspectos existentes entre o vocabulário e sua interpretação quando empregados.

Metodologia da pesquisa: Primeiramente será exibido o filme Tropa de Elite, para a identificação dos jargões e gírias utilizados entre bandidos e policiais. A seguir serão retirado trechos do filme que apresentam esses jargões e gírias, analisando-os com bases teóricas, ou seja, livros, revistas, monografias, entre outros. Por fim serão apresentados as conclusões do trabalho, com a finalidade de provar como é utilizado a linguagem entre bandidos e policiais, para o desenvolvimento do filme “Tropa de Elite”.

Patricia disse...

Louise
Verifique se agora ficou melhor, respondi suas questoes direto no texto.
Pessoal continuo com problemas no computar, portanto desculpem os erros.

Tema: A produção de HQs visando à leitura e a escrita no ensino fundamental.

Justificativa: Meu trabalho será importante para os professores de língua portuguesa, que estão desmotivados a trabalhar com a leitura e escrita no ensino fundamental.

Problema: Como trabalhar leitura e escrita de uma maneira prazeirosa tanto para o aluno quanto para o professor?

Hipótese: Trabalhar a producao de HQs visando a leitura e a aescrita deve ser algo unico.os professores devem tomar isso como um desafio e não como uma tortura.

Objetivos: (1) Geral: O presente trabalho pretende ajudar aos professores do ensino fundamental a trabalharem com a leitura e a escrita visando a formacao de estudantes criticos. Especificos (2)Melhorar a qualidade da escrita dos alunos (3)Demostrar atraves do debate o quando a leitura e importante para suas vidas, pois os alunos lerao o livro, mas cada um tera seu entendimento propria.Contuto mostraremos como e importante respeitar a opiniao de cada um.

Metodologia da Pesquisa:Os alunos deverão ler apenas um livro chamado Romeu e Julieta, esse material foi escolhido pela instituicao e por mim e a professora Ana Paula. Após a leitura, marcaremos uma reunião para discurssão do entendimento do livro. Depois dessa etapa passaremos para a produção das HQs.

Beijos
Paty

Patricia disse...

Boa noite

Renildo

Vamos la

Vou te falar a mesma coisa que Louise me perguntou.Seu Objetivo esta muito amplo.Por isso tente reescreve-lo adicionando pontos especificos. Se tiver problemas olhe a minha ultima postagem e ve como fiz.

Problemas. Gostaria de saber se escrevera sobre todas as estrategias ou escolhera apenas algumas?

Hipotese No problema voce usou classe superior, ja na Hipotese voce usou classe dominante. Nao seria melhor patronizar?
Outra coisa, a que grupo se refere quando diz classe dominante?

Voce acredita que a maioria de nos, nao sabemos o que ideologia? ou apenas a classe inferior, pois nao tiveram acesso ao estudo?

Metodologia
Esta muito direta, precisa explicar melhor como sera os procedimentos. Por exemplo Fara uma pesquisa de campo? O que precisara para efetuar essa pesquisa? apenas livros?

Acho que e so.

Beijinhos
Paty

Unknown disse...

Oi Caroline!!!

Eu escolhi para o meu trabalho Brasil e Portugal que são países que possuem um grau de importância maior em relação aos outros, pois como você disse ficaria muito complicado analisar um por um.

Beijo!

Louisinhah disse...

Patrícia,

Eu acho que ficou mais específico, gostei bastante das modificações. Vou analisar melhor amanhã.

Louisinhah disse...

Patricia, tenho uma pergunta para vc.
O que significa HQs? Por exemplo, Karina, Jane e eu estavamos no corredor do térreo quando uma pergunta ficou martelando nas nossas cabeças, O que significa HQs? Nos responda, por favor.
Obrigada.

Louisinhah disse...

Olá, Renildo. "Vc acredita que a
arbitrariedade religiosa surgiu na tradução da biblia feita por LUTERO?" É uma pergunta bem simples de se responder, a arbitrariedade religiosa não se inicia por uma tradução(defendendo a minha área. rsrsrs), mas sim pela má interpletação da Bíblia. As autoridades religiosas da época eram muito preconceituosas. E eu não acredito que por causa de Lutero isso tenha acontecido, mas sim pelo desejo de ter uma forte autoridade sobre as pessoas e de em certo ponto se sentir um "quase" Deus.
Por enquanto é só...

Danielle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danielle disse...

Oi Deiviane,

Bom, seu tema é bem interessante e atual. "Tropa de Elite", sem dúvidas é um grande sucesso nacional.

Sobre a tarefa:

I- Fiquei confusa com algumas coisas na sua metodologia. Você disse:

"A seguir serão retirado (...) analisando-os com bases teóricas, ou seja, livros, revistas, monografias, entre outros."

Esses trechos serão analisados com que finalidade?

Também fiquei confusa com esta passagem:

"Por fim serão apresentados (...) a finalidade de provar como é utilizado a linguagem entre bandidos e policiais, para o desenvolvimento do filme “Tropa de Elite”."

II- Também notei alguns erros de concordância, você não acha que isso poderia ser revisto?


Beijos

Danielle disse...

Oi Claudiane,

Então, quando eu digo que o público "cria falsas expectativas", quero dizer que ele espera que tudo aconteça como na série. Resultados de testes como o de DNA, por exemplo, tão rápidos quanto os da série. Na vida real não é assim, demora, mas infelizmente muitas pessoas não entendem.

Espero ter esclarecido!

Beijos

Unknown disse...

Emmanuele,

Acho que agora foi. está reformulado o texto de acordo com o que zé me falou.

Tema: A metaficção historiográfica a favor da identidade cultural na obra “Galvez, imperador do Acre”.

Justificativa: metaficção historiográfica é um fenômeno da Literatura pós-moderna, é bastante atual, por isso, há ainda poucos trabalhos refletindo sobre tal conceito. Na obra “Galvez, imperador do Acre”, pode-se evidenciar como se dá o conceito de metaficção e ainda relacioná-lo com as discussões sobre a identidade cultural na chamada pós-modernidade. Sendo, assim, um trabalho relevante para quem estuda Literatura.

Objetivos: (1) geral: o presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a metaficção historiográfica é utilizada no livro “Galvez, imperador do Acre” com o propósito de se fazer conhecer um pouco da cultura e da história do Acre e estados vizinhos como o Amazonas. (2) específico: a) explicar o que é a metaficção historiográfica; b) analisar como se dá esse conceito numa obra específica; c) expor reflexões sobre cultura e identidade cultural; d) comparar a história oficial do estado Acre com a mesma história na metaficção de Márcio Souza.

Problema: Como se dá a metaficção historiográfica numa obra pós-moderna? Quais são os propósitos do uso desse conceito?

Hipótese: a metaficção historiográfica pode ser usada numa obra com diferentes finalidades. No caso da obra de Márcio Souza, ela é usada com o objetivo de levar pessoas a se inteirar a respeito de uma cultura. O conceito é usado na defesa de uma identidade cultural específica: a do acreano.

Metodologia de pesquisa: Será feita leitura dos livros que constam da bibliografia. Com bases em teorias abordadas pelos autores (como metaficção historiográfica e identidade cultural), se analisará a obra de Marcio Souza, sendo apresentada ao final do trabalho as conclusões a que se chegou.

roberta disse...

Olá Vivian,boa tarde.Uma vez escutei sobre uma menina de sete anos que falava inglês,espanhol e ainda estava estudando outra língua.Deve ser muito confuso para a criança,mas já ouvi também que a melhor fase para se aprender uma língua é nessa fase de criança.Bom,mas isso quem vai direcionar melhor é você.Sei que seu trabalho é voltado para língua inglesa,mas você acha que outros professores de outras línguas poderam aproveitar seu trabalho?

Unknown disse...

Oi Aline,

Seu trabalho parece que vai ser muito interessante. Vou tentar te ajudar dando alguns toques que tornem seu trabalho mais claro para quem não tenha acompanhado o desenvolvimento do seu tema aqui no curso. Espero que você, mesmo não sendo minha supervisora, possa dá me algumas dicas sobre o meu trabalho, pois pelo que eu li do seu resumo e tarefa 9 você gosta de literatura fantástica.

Justificativa: Pense na justificativa como um guia que indica para que tipo de estudo seu trabalho é importante, ou seja, para que tipo de estudo seu trabalho seria indicado. Em seguida, pense em que tipo de estudioso consultaria seu texto para fazer um outro trabalho.Colocando estas informações você estruturará sua justificativa.

Objetivo: Bem, quando você diz que seu tema é A Importância da Literatura Infantil você vai trabalhar as características que a tornam importante. Mas se você quer ter “Incluir as crianças no mundo da leitura, mostrando que é um dos fatores principais para a formação de uma nova mentalidade e amadurecimento” como seu objetivo, você vai precisar de um outro trabalho ou mudar seu tema (torná-lo mais amplo para abranger esta inclusão das crianças que você cita), pois o que você propõem no seu tema é trabalhar A Importância da Literatura Infantil e não a inclusão de crianças no meio literário. Talves, se você pensar nos benefícios que a leitura traz para os alunos acho que assim você estaria mostrando A Importância da Literatura Infantil.

Hipótese: “Se as crianças tem noção do quanto a leitura é importante na
vida e no crescimento mental delas". Como eu disse antes se você tomar como objetivo “Incluir as crianças no mundo da leitura, mostrando que é um dos fatores principais para a formação de uma nova mentalidade e amadurecimento.” você vai precisar de outro trabalho ou mudar o seu tema. Para o objetivo que você escreveu a sua hipótese está ótima, mas se você concordar com minhas observações acho que você deveria pensar nas hipóteses como as características que você acha que torna a literatura infantil importante. Essas hipóteses não têem que estar certas apenas devem demonstrar o que você pensava antes de fazer o trabalho.

Problema: Se você mudasse seu tema de acordo com o que você escreveu nos itens hipótese, objetivo e justificativa a sua 2ª pergunta de acordo com o que você escreveu no item problema estaria perfeita tirando a parte de poesia e substituindo por literatura infantil. Mas se eu compreendi bem o seu tema seria mais proveitoso se você se questionasse sobre a difusão da importância da leitura, ou seja, se a importância da literatura infantil é reconhecida.

Metodologia: A metodologia está de acordo com o seu tema e acho que está muito legal. Você já pensou com que série pretende trabalhar? Acho que você vai ouvir histórias muito engraçadas sobre alunos nas suas entrevistas com os professores.

Acho que você escolheu um caminho muito legal se for tratar da importância da literatura infantil sendo que neste caminho você não vai conseguir trabalhar muito a parte de Teoria Literária II (acho que você está fazendo essa matéria, pois é ela que trabalha a literatura fantástica), você vai ficar mais presa a parte de educação. Mas se você decidir adequar seu tema ao que você escreveu nos itens que eu citei você vai aprender muito sobre a literatura fantástica, mas vai ter que deixar a parte da importância da literatura um de lado se não vai ficar com um trabalho muito extenso. Mas isso talves não seja problema para você, vai depender de sua disponibilidade.

Bem Aline quanto a parte do português eu não sou a melhor pessoa para fazer isso, mas quando você mandar sua resposta eu vou tentar fazer alguma observação construtiva se houver necessidade, é claro.

Beijos!

*Deiviane* disse...

Elvis,

seu tema é muito interessante, só tem um problema, não conheço NADA sobre a FA, mas tentarei te ajudar, assim espero.

I- No objetivo, achei um puco amplo você querer falar sobre as questões ambientais, saúde, e de segurança pública. Não seria melhor você escolher um só. (Minha opinião)

II- No item Problema de pesquisa tem um erro de digitação.

III- Na Hipótese, não ficou muito claro, quando você utiliza "exercitam seu valor".

Espero seus comentários.
Deiviane

Renildo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*Deiviane* disse...

Danielle,
é bom saber que vc gosta de temas atuais.
Vi seus comentários e vc tem razão, com isso mudei algumas coisas, pode opinar. :)

Mudança na Metologia

Metodologia da pesquisa: Primeiramente será exibido o filme Tropa de Elite, para a identificação dos jargões e gírias utilizados entre bandidos e policiais. A seguir serão retirados trechos do filme que apresentam esses jargões e gírias, analisando-os com bases teóricas, ou seja, livros, revistas, monografias, entre outros. Com a finalidade de provar como é utilizado a linguagem específica entre bandidos e policiais, para o desenvolvimento do filme “Tropa de Elite”.

Espero seu comentário.
Bjs

Renildo disse...

Oi, Patricia

Vamos às respostas:1) O objetivo é levantar questões que nos façam refletir sobre a ideologia.

2)Eu irei trabalhar com as estratégias mais comum uasadas pelas classes dominante para exercer o poder.

3)Essa pergunta foi muito importante,quando escrevi usei os termos diferente apenas para não ficar repetitivo,mas vc tem razão é melhor padronizar, no livro a autora usa otermo CLASSE DOMINANTE, por tanto eu farei o mesmo.

4)Quando me refiro à classe domimante entenda-se, aquela que detém a propriedade dos meios de produção e o poder do Estado.

5)É possivel que a maioria das pessoas mais esclarecidas tenham noção do que é ideologia, mas não bem afundo, veja este exemplo: Quando alguém diz: o povo africano é bastante harmoniozo, não vem à nossa mente nenhum país africano ,e sim todo povo africano. Porém o mesmo não ocorreria se ouvíssemos: o povo americano adora jogar futebol o primeiro país que viria à nossa mente seria os EUA.Na verdade todo povo que nasce na America é americano. Isso é usado por todos até pelas pessoas bastante informadas.Isso é um tipo clássico de Ideologia.Já as pessoas nemos escolarizadas dificilmente tem noção do que é ideologia, mas pode haver excessão.

6)Quanto a metodologia primeiro eu vou ler livros, artigos ou qulquer outra fonte que fale sobre ideologia para assi escrever o trabalho.

Valeu? beijos

Renildo disse...

Oi, Viviam

como vai ficar seu trabalho após os comentários do professor? Vc já se decidiu se vai mudar o objetivo? E a hipótese, já desenvolveu outra ou não?

Unknown disse...

Oi Ivana!

Bom, vamos lá, o seu trabalho está muito bem estruturado e redigido. E cada item está muito bem encadeado um com o outro. Mas, enfim, ainda restaram algumas dúvidas: Em sua metodologia de pesquisa, você fala em comparar os textos de Neruda sobre outros vanguarditas, mas não cita isto no seu objetivo e nem na sua hípótese, somente sobre os vanguardistas espanhóis. Você já tem em mente de que outras nacionalidades serão estes vanguardistas? E seriam também da mesma época que os vanguardistas espanhóis, no caso, o século XX? E outra dúvida, o que te motivou a falar sobre o poeta chileno Pablo Neruda, admiração por suas obras? Ah, olha a repetição da palavra 'sobre' no seu objetivo. Bom, por enquanto é só. Bju!

Ivana Millán disse...

Oi, Isis!!

Bom, ficaria assim a metodologia corrigida:


METODOLOGIA DE PESQUISA: Será realizada uma análise dos textos de Pablo Neruda nos quais são mencionados os vanguardistas espanhóis do séc. XX. Posteriormente, serão comparados textos de Neruda sobre outros vanguardistas, como César Vallejo e Rojas Jiménez, de outras nacionalidades, com base em sua própria literatura, para confirmar a hipótese apresentada.


A época é a mesma, são da Vanguarda Hispano-americana.

A motivação.. bom... eu estudo Neruda há bastante tempo. É o autor que trabalho na minha monografia e é o autor que vou trabalhar no mestrado.

Ah, já vi o problema da repetição do "sobre".. é só deletar.
O que faço? Faço uma nova versão com essas duas mudanças?

Valeu!!! Ameeeii!!

camilla disse...

Olá Caroline, tenho uma perguntinha pra você.

Que tipo de material você pretende utilizar para mostrar o papel da mulher na sociedade da Grécia antiga?

Unknown disse...

Tema: A imagem do brasileiro na Espanha.

Justificativa: Este estudo é interessante, pois pode contribuir no processo de intercâmbio entre ambos os países, desde o âmbito comercial ao turístico.

Objetivo: O trabalho tem por objetivo tentar ajudar a compreender em específico, a visão que o espanhol tem a respeito do brasileiro e para isso creio que seria interessante primeiro descobrir a visão que o brasileiro tem dele mesmo e se isso não contribuiu de alguma maneira para visão do estrangeiro sobre nós.

Problema da pesquisa: Qual a identidade do povo brasileiro? Como ela é vista exterior? E em específico na Espanha? Quais as dificuldades enfrentadas pelo brasileiro neste país? Que tipo de preconceitos eles passam? O que originou isso? Como foi o processo histórico?

Hipótese da Pesquisa: Devido a uma série de fatores como o processo histórico, identidade, economia, seja atribuída ao Brasil uma imagem muitas vezes estereotipada e outras reais que infelizmente o prejudicam em âmbito internacional, essa é uma realidade que passa também na Espanha, o individuo é julgado por uma imagem nem sempre verdadeira.

Metodologia da Pesquisa: Serão analisados estudos sobre o assunto em livros, artigos, monografias, etc, para confirmar ou não a hipótese da imagem de que o brasileira apresenta uma imagem já degradada na Espanha.

Unknown disse...

Olá Camilla!!!
Estava lendo seu trabalho e as observações do Zé, acho que seria bom você dar uma outra olhadinha na sua hipótese. Creio que ainda não está dentro do que está sendo proposto. Tenta fazê-la como uma afirmação. Como, por exemplo, você poderia começá-la assim: “No Brasil ocorrem muitas variações lingüísticas que em muitos casos são consideradas como erros...”

Unknown disse...

Oi, Isis

bom, e após os comentários do professor, como vai ficar sua tarefa 9?

Patricia disse...

Oi Grupão

Respondendo a pergunta da Louise, HQs significa histórias em quadrinhos.
Respondido meninas?

BEIJOS
Paty

Patricia disse...

Oi Renildo

Depois desses esclarecimentos,tente agora redigir seu projeto estruturando todos os pontos que apontei.
Se puder tente ampliar ainda mais cada item.
Aguardo sua resposta.

Beijinhos
Paty

Patricia disse...

Oi Louise

Estou ansiosa para saber o que achou do meu projeto.

Espero comentários.

Beijinhos
Paty

Renildo disse...

Olá, Vivian

Vc desistiu do curso?

ELVIS EDUARDO disse...

Bem vinda Deiviane.
Obrigado pelo carinho!

I- (Deiviane) No objetivo, achei um puco amplo você querer falar sobre as questões ambientais, saúde, e de segurança pública. Não seria melhor você escolher um só. (Minha opinião)

R. Gostaria de falar das três por se tratar de áreas onde as FA têm atuado nessa ótica que pretendo pesquisar, a contribuição social. Uma vez que tenho informações reais que serviriam para argumento. Mas é interessante sua visão. Vou pensar. Agora eu lembro que o Zé falou em nosso encontro presencial que eu e outra pessoa, que não me recordo agora, teríamos dificuldades em alongar nosso trabalho. Acho que é melhor manter as áreas.

II- (Deiviane) No item Problema de pesquisa tem um erro de digitação.

R. corrigindo não só o de digitação mas também o de concordância, valeu Deivi:
" As FA contribuem, significativamente, em questões ambientais, saúde e segurança pública nacional? "

III- (Deiviane) Na Hipótese, não ficou muito claro, quando você utiliza "exercitam seu valor".

R. Meu objetivo é desconstruir a idéia de que as FA sejam úteis ao país apenas em tempo de guerra. Quando falei valor me referi a sua importãncia, validade, legitimidade e a aplicação de tudo isso.

Compliquei?!
Graças a Deus ter ganhado você como supervisora, pois sou grato pela atenção que me recebeu no meu 1º dia de aula no ISAT.
Valeu por tudo e boa sorte.
Fique a vontade se quizer dar continuidade aos comentários e me ajuda eihn !!!

ELVIS EDUARDO disse...

Emmanuele boa noite, tenho que te supervisionar, se tiver algum problema para postar no Blog e em último caso precisar que alguém poste para você e se isso for válido para o Zé, mande para meu e-mail ( elviseduardo1@yahoo.com.br ) e eu faço uma retransmissão aqui para você. Fica com Deus e aguardo sua postagem.

roberta disse...

Boa noite Reinildo gostei muito do seu tema.Não sei se é besteira o que vou falar,mas um fator que eu acho importante e que me entristece ,é quando vejo nas bancas uma revista "Época,História" custam dez reais,e uma revista de fofoca custa um real.Acredito que essa massa dominante tenha dinheiro para comprar uma revista que possa fornecer cultura,enquanto os "dominados" ficam com as revistas de fofoca.Acredito que conhecimento é um fator importante para se deixar de ser dominado.
Abraço, Roberta.

camilla disse...

Tema: Variação lingüística ou “erro”? O que é certo ou errado na língua segundo Bagno.
Justificativa: Levando em consideração a existência de múltiplas variedades lingüísticas e considerar intrigante a questão da variação lingüística abordada como erro, este trabalho pode ser interessante para repensar valores e conceitos sobre variações lingüísticas que muitas vezes são tratadas como “erro”.

Objetivos: O estudo pretende comparar os conceitos abordados por Bagno e relacioná-los com a vida real, como realmente acontece na realidade dos brasileiros os conceitos apontados pelo lingüista. E Especificando o trabalho vai abordar o tema de variação lingüística por uma visão mais de preconceito social em diferenças de classes como e porque essas variações ocorrem.

Problema da pesquisa: Porque as variações lingüísticas são apontadas como erro? Em que se baseia quem aponta variação lingüística como erro.

Hipótese da pesquisa: No Brasil ocorrem muitas variações lingüísticas que em muitos casos são consideradas como erro, este estudo pretende identificar as regiões onde ocorrem as variações lingüísticas, a partir de que ponto de vista o termo analisado é tido como variação ou “erro” e também identificar quem são esses falantes da língua portuguesa que vêem a variação como erro.

Metodologia: O trabalho iniciará com um levantamento baseado em livros de quais são essas variações lingüísticas e quem são os falantes que produzem essas variações, porque ele é visto como falante não-culto da língua e baseado em que as pessoas que praticam essa estigmatizasão se valem. O estudo utilizará um método Indutivo baseado nos livros, artigos e todos os materiais que for encontrado para chegar a uma conclusão sensata sobre o assunto.

carol disse...

Oi Claudiane!!!
Vou te dar uma idéia. Você poderia agregar um outro país como Angola ou Cabo Verde, porque são países com uma cultura diferente da nossa.
Você tem que reformular algumas coisinhas do seu projeto. Quer que eu te ajude?

carol disse...

Oi, Camila.
O que tenho de fonte sobre o papel da mulher na sociedade da Grécia antiga são uns artigos onlines que explicam bem como a mulher era tratada e qual era o seu papel neste período.

Louisinhah disse...

Oi, Patrícia e Grupão...

Bem agora entendi o que são HQs, perdoe-me pela preguiça de ir ao dicionário. E garanto que as meninas estão felizes agora.

Paty, achei que o seu projeto está bem definido, amo histórias em quadrinhos. E acredito que todo o amor pela leitura é nutrido por quadrinhos, não há pessoa que não leu alguma história em quadrinhos na infância. Parabéns pela escolha, espero que o seu projeto flua bem. Vi que que houve melhora no desenvolvimento do projeto, e por enquanto é só.

Unknown disse...

A mensagem enviada sobre o meu trabalho, me ajudou muito, vou me basear nela e tentar desenvolver alguns pontos que ainda não consegui finalizar.

Obrigada!

Danielle disse...

Oi Deiviane,

Agora eu acho que deu uma esclarecida nas coisas, ainda tem um errinho de concordância, mas é mínimo! : )

Uma outra coisa, a Louise perguntou há alguns dias se você havia encontrado algum livro sobre as gírias. Eu não sei se você a respondeu em pvt, mas fiquei curiosa.

E fora livros, quais outras fontes que falem dessas gírias você pretende usar? Internet, revistas ou só o DVD do filme mesmo?

Bjs!

Unknown disse...

Correções do meu trabalho:(estes foram os itens apontados por Zé para rever....... coloquei o tema apenas para localizar!)

Vivian o q vc acha? Já está suficiente? Ficou claro agora?

Tema: As influências da imigração na língua espanhola de Cuba

Hipótese da pesquisa:O espanhol de Cuba diverge fonética, fonológica e lexicalmente do espanhol dos demais países. Estas divergências são consideráveis, tendo em vista que modificam em vários aspectos a língua.

Metodologia da pesquisa: Levantar o maior número de dados possível, (léxicos, morfológicos e fonéticos)em livros, gramáticas e internet. Posteriormente analisar os exemplos utilizando base teórica. E ao final apresentar as conclusões que irão confirmar ou não a hipótese do trabalho.

Unknown disse...

Olá Alicia, parece que seu trabalho já está bem encaminhado.
No entanto estive pensando, talvez não fosse melhor, abordar mais uma obra? Porque para um trabalho desta proporção apenas duas obras não ficaria um pouco aquém? Olha não faço idéia ta? É apenas uma sugestão mesmo!

Unknown disse...

Oii Camilla!!
Creio que começou bem, mas depois saiu um pouco do caminho... comparando com a hipótese dos colegas a sua até aqui seguiu bem “No Brasil ocorrem muitas variações lingüísticas que em muitos casos são consideradas como erro,” mas depois se assimilou ao que seria o objetivo “este estudo pretende identificar...”. Pelo que entendi neste espaço da hipótese não é necessária uma explicação, senão uma afirmação, descrição. Tenta escrever tudo no mesmo estilo com que começou e dá uma espiada na dos colegas, isso ajuda bastante. rs
Bjs

Jane disse...

JANE COMENTANDO PROJETO DE KARINA.

Olá Karina.

Tema:
O uso do estrangeirismo (áreas) pelos falantes (idade, sexo,) de Língua Portuguesa no Brasil(em que contexto - conversa ou discursão? ).

Justificativa:
Este trabalho visa mostrar que o estrangeirismo é muito importante para os falantes da Língua Portuguesa, uma vez, que vêm para facilitar o dinamismo da Lígua, além de acostumar os falantes com o uso de uma segunda Língua.

Problema:
Existe a necessidade do uso do estrangeirismo em diversos campos de atuações da sociedade, ou este uso serve apenas de enfeite ? Em quais situações esse uso muda de contexto ? Quais são as áreas que esse uso é mais intenso ?


Hipótese:
Mostrar que o estrangeirismo já faz parte do cotidiano da sociedade em diversas áreas de atuação, e além disso, mostrar que a tendência desses números de expressões é aumentar entre os usuários na medida em que a população cresce, e isto se dá, porque as espressões são de fácil entendimento.
Analisar que dependendo da situação aquela expressão muda de contexto.


Metodologia:
como vc pretende desenvolver esse trabalho ? Vai ser analisado apenas uma discursão entre motoristas ? Vai ser num envolvimento de uma batida com ocorrência, tendo a presença de um policial ?
Vc vai delimitar idade, sexo, classe social desses falantes ?
Essa análise vai ser no trânsito e em quais outras áreas ?
Vc precisa fazer essas alterações no tema também. Todas as informações têm que está ligadas.

Karina, tendo dificuldades neste trabalho também, vamos ver se é assim que o Zé quer, um abraço.

Jane disse...

Olá Patrícia

Tema: A produção de HQs visando à leitura e a escrita no ensino fundamental.

Agora entendo que HQs são as historinhas em quadrinho, fiquei feliz, porque achava que se tratava de algo muito difícil.

Quando era menor, meu pai dizia que ler revista em quadrinho era perder tempo, que era cultura inútil.

Conforme vamos amadurecendo vamos entendendo as coisas e vamos tendo opiniões próprias. O que antes era tido como "cultura vazia", hoje serve como aprendizado de muitos, e o melhor de tudo, é que é visto como um método facilitador.

Pude mês passado assistir uma palestra sobre as revistas em quadrinho e fiquei apaixonada pelo tema também.

O bom disso tudo, é que a cada dia, vamos aprendemos coisas novas, e vamos reformulando coisas em nossas mentes.

Parabéns pelo tema Patrícia, com certeza esses alunos vão ser beneficiados com esse método de aprendizagem de uma forma mais prazeirosa e vão fixar o conteúdo com maior empenho, porque essa histórias usam a linguagem deles.

Um grande abraço.

Unknown disse...

Oi Flávio!

Estava esperando pra falar pessoalmente com o Zé ontem, na quinta, mas não deu. Vou postar com algumas modificações e falo com ele depois. Vamos lá.

TEMA: A fidelidade, na tradução para legendagem, da terminologia técnica jurídica do seriado policial Cold Case.

JUSTIFICATIVA: Este trabalho está voltado aos estudantes da área de tradução, legendadores e tradutores para legendagem, buscando assim orientá-los e também a ser uma ferramenta de referência e pesquisa sobre a verificação da fidelidade da terminologia técnica jurídica do seriado policial Cold Case. E, ainda, sugerir opções de procedimentos de tradução seguindo a vertente da tradutora Heloísa Barbosa Gonçalves.

Objetivo: Analisar se há realmente a fidelidade do estilo jurídico na tradução das falas dos personagens da série respeitando o espaço limitado de 36 caracteres, na legendagem, devido ao espaço da tela de vídeo e verificar e sugerir os procedimentos técnicos de tradução usados como solução para tradução desta terminologia. E ainda, analisar se isto implica a compreensão do público alvo da série.

Hipótese: Devido à limitação de caracteres na legendagem, o tradutor, de alguma forma, se desvia do texto no original do estilo jurídico, e este fato implica a má compreensão da mensagem transmitida e o tradutor estaria errado por agir desta forma, não respeitando a fidelidade do que está sendo dito no original.

Problema: Existe a possibilidade de se manter totalmente fiel ao texto original? Que recursos o tradutor utiliza para manter esta tipologia textual o mais próximo possível do original? Há diferenças culturais que devem ser consideradas? O tradutor pode enrolar na hora de traduzir a terminologia técnica?

Método de Pesquisa: Comparar 3 episódios da série Cold Case, o original e sua tradução, analisando os procedimentos utilizados de acordo com a tabela da tradutora Heloísa Barbosa, ou que poderiam ser usados, e verificar a fidelidade do estilo jurídico na tradução das falas dos personagens na série norte-americana, Cold Case, com base na Maria Chaves de Mello.

Unknown disse...

Oi Ivana!

Ai que bom que te ajudou! E por isso que você tem tanta facilidade quando se trata do Neruda! ;) Ah e as versões, você é quem sabe...tem viabilidade? bju!

*Deiviane* disse...

Ola Dani,

No resumo q Zé pediu, tem algumas referências sobre a sua curiosidade.

Qq dúvida é só perguntar :)
Bjs

*Deiviane* disse...

Ola Elvis,

estou super feliz tb em poder comentar seu trabalho, pois está muito bem estruturado.

Só mas um item: na sua justificativa acho q tem mt "ou"...ou isso, ou aquilo... acho q qd vc for desenvolver poderá atrapalhar, não?

Obrigada
bjs

Renildo disse...

Tema. O papel da Ideologia na sociedade.

Justificativa: Considerando a importância da ideologia na sociedade; e seu papel na formação de uma sociedade desigual, este trabalho pode ser relevante para profissionais que trabalham com história , politica, ciências sociais ou qualquer pessoa que goste deste assunto.


objetivo: Será levantar questões e discussões que contribuam para reflexão critica sobrea ideologia não só pra o corpo docente mas também para o discente, fazendo com que estes reflitam sobre a relação entre a ideologia e seu papel na sociedade.

Problema: Quais seriam as estratégias usadas pelas classes superiores para que as ideologias sejam aceitas pela sociedade sem ninguém questioná-las.

Hipótese: É possível a classe dominante impor seu poder através da ideologia.A ideologia é eficaz não só apenas para os que não sabem que ela existe, mas também para um pequena parte de pessoas que possuem um grau de conhecimento elevado.

Metodologia::Quanto a metodologia primeiro eu vou ler livros, artigos ou qulquer outra fonte que fale sobre ideologia para assim escrever o trabalho.

Patricia disse...

Boa noite a todos

Lousie

Quero agradecer pelas observações.Queria reescrever para amadurecer cada item.Vou tentar postar amanhã. Mas gostaria de saber se teria algo a acrescentar?

Beijinhos
Paty

Patricia disse...

Boa noite

Renildo

Li o seu texto, mas não briga comigo não.
Ainda estou achando o seu objetivo e a metodologia muito vago.Veja como fiz a minha e o exemplo do zé, que você vai ver que precisa enriquecer mais.

Beijinhos
Paty

Patricia disse...

OI grupão

Alguem gostaria de comentar meu tema??

Beijinhos
Patricia

Unknown disse...

oi Caroline!!!

Obrigada pela dica!
Sua ajuda será muito bem vinda!

Unknown disse...

Oi Danielle!!!

Em sua metodologia você fala que irá analisar 3 episódios da série CSI. O que te levou a escolher esses 3 episódios?

roberta disse...

Daniele,boa noite.Você usará os episódios de CSI Miame(escrevi certo?) ou o outro?Ou os dois?

José M. da Silva disse...

ALÔ TODOS - ENCERRANDO A TAREFA

Deixei vocês por conta própria uma semana, acompanhei tudo de longe, sem interferir, para ver como vocês se sairiam e fiquei muito feliz com o que vi. Acho que quase todos deram conta da tarefa com sucesso.

Não sei se vocês gostaram da experiência, mas notei que a coisa toda foi bem interativa, com os colegas participando bastante.

Vou fazer alguns comentários sobre o que vi aqui (e o que não vi):

1. Todos enviaram pelo menos uma mensagem de supervisão, exceto Aline, Emmanuele, Karina e Vivian. Não vi comentários da Emmanuele ao Flavio, embora ele tenha respondido a ela... [Se eu estiver enganado, apontem por favor, mas eu vasculhei o blog e não encontrei.]

2. Uma coisa que me deixou muito feliz foi ver que muitos dos supervisionados responderam aos supervisores, criando um diálogo interessante e que demonstrou coleguismo e leitura das mensagens. Só quem não retrucou ao supervisor foram Alicia, Emmanuele, Jane e Karina. [De novo, se eu estiver enganado, apontem.]

3. Portanto, em termos burocráticos, salvo engano, não realizaram a tarefa Aline, Emmanuele, Karina e Vivian.

3. Ivana, bons comentários à Jane, especialmente sobre algo que eu não tinha notado: a questão da nomenclatura referente às séries.

4. Gostei muito também de ver a Roberta participando, mesmo sem ter que supervisionar alguém (eu disse a ela para esperar -- Roberta, depois vem mais tarefa para você, não se preocupe), especialmente quando disse: "vejo nas bancas uma revista 'Época,História' custam dez reais,e uma revista de fofoca custa um real." -- Concordo plenamente e também acho um absurdo. Agora, o lamentável é saber que as revistas de fofoca (assim como os livros de auto-ajuda) só vendem muito porque têm público...

5. Gostei muito também de ver o Flavio chamando Isis para participar... a Patricia cobrando comentários da Louise... o Renildo chamando a Vivian... o Elvis chamando a Emmanuele... Isso demonstra a seriedade e o interesse de quem queria realizar a tarefa.

6. Respondendo à Caroline: é uma boa justificativa para a escolha das personagens da mitologia. Eu já tinha lido sua explicação, mas achei que você talvez quisesse colocar algo aqui em seu texto. Não é muito necessário, mas assim todos tiveram acesso a sua justificativa.

7. Alicia: por que você entra como "isat"? Tente rever isso, pois confunde muito, especialmente quando você não lembra de começar com seu nome. Agora, seus comentários para a Aline foram excelentes: colegas, leiam com atenção; acho que a Alicia pegou o espírito da coisa...:-)

8. Jane: quanto às histórias em quadrinhos, é bom saber que não só você mas outras pessoas do grupo são fãs... eu também sou... e aproveito para deixar um convite: no Seminário do ISAT, haverá um painel comigo, a Cecilia, o Alex e o Marcio sobre HQs (que todos já sabem o que é graças à explicação da Patricia); acho que vai ser muito interessante...

9. Deiviane: Tínhamos combinado de tentar utilizar um registro neutro a formal aqui e na lista para praticar. Olhe que preciosidade você nos enviou (só destaquei um trecho de uma mensagem, mas há mais...): "Só mas um item: na sua justificativa acho q tem mt "ou"...ou isso, ou aquilo... acho q qd vc for desenvolver poderá atrapalhar, não?" -- "mt", "q qd vc", dentre outras "pérolas" faz parte da escrita acadêmica? Claro que podemos brincar um pouco, isso aqui não é quartel, mas vamos tentar evitar isso.

Bem, foi tudo que notei de mais interessante. Quem desejar pode continuar postando comentários aqui, mas estarei daqui a pouco enviando novas tarefas (isso mesmo, no plural) para a lista e para cá.

Abraço e parabéns a todos.

Danielle disse...

Oi Claudiane,

Bom, o 1º episódio, 35K O.B.O, escolhi porque de acordo com especialistas, foi mostrado um procedimento que não condiz com a realidade da perícia criminal. O 2º, Evidências Invisíveis, porque lida com falha no procedimento de coleta, o que traz certas conseqüências tanto na ficção como na vida real (o caso Isabella Nardoni é um exemplo vivo disso). E o 3º, porque a história gira em torno de jurados, e como os jurados fazem parte daquele público que cria falsas expectativas em relação à justiça, achei que seria pertinente.

Espero ter esclarecido.

Bjs!

Danielle disse...

Oi Roberta,

Olha, os três episódios analisados serão da série CSI: Crime Scene Investigation (CSI: Las Vegas), não serão analisados episódios de CSI: Miami ou de CSI: New York.

Bjs!

Danielle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ELVIS EDUARDO disse...

Deiviane aceitando sua sugestão fiz algumas alterações na minha justificativa:

É relevante para quem estuda a contribuição social de Instituições (organizações de caráter social), Empresas ( organizações econômicas destinadas à produção ou venda de mercadoria, serviço, tendo em geral como objetivo o lucro) e ainda para militares e civis integrantes das FA.

Mudei um pouco, valeu!?
Abraços.

ELVIS EDUARDO disse...

Queria dizer que fiquei muito satisfeito com essa tarefa. Não pensei que seria tão agradável. Pelo menos para mim foi.
Valeu, abraços.