domingo, 2 de março de 2008

Bem-vindos !!!

Alô todos.
Este é nosso blog para a disciplina de Redação Acadêmica do ISAT.
Aqui realizaremos tarefas, comentaremos textos, dentre outras atividades; é nosso espaço virtual complementar à lista de discussão do Yahoogroups.
Como primeira tarefa, vamos nos apresentar. Coloquem uma pequena mensagem no link "comentários", falando sobre vocês e o que esperam do curso. O objetivo é conhecer um pouquinho de todos e ao mesmo tempo promover uma ambientação no blog, especialmente para quem não está acostumado com este tipo de espaço virtual.
Prazo para apresentações: meia-noite de quarta-feira, dia 5 de março.
Bem-vindos e bom curso a todos nós.

43 comentários:

Ivana Millán disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivana Millán disse...

Primeira em postar!!

Sou a Ivana, do curso de Letras Port/Esp. Estou me formando agora em julho. Sou professora de Espanhol ;)

Ivana Millán disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivana Millán disse...

O que eu espero do curso, ok. Espero que me ajude a solucionar falhas que tenho com relação à escrita acadêmica.

Anônimo disse...

HOLA TODOS !!!
MEU NOME É ALEJANDRE ALVES ( NA VERDADE COMO GOSTO DE SER CHAMADO E COMO DE FATO ME CHAMAM), MAS MEU NOME É ALEXANDRE.
SOU DO CURSO DE LETRAS PORT/ESPAÑOL E SOU PROFESSOR ASSIM COMO IVANA MILLÁN.

ESPERO APRIMORAR-ME EM UMA DAS COISAS QUE MAIS GOSTO DE FAZER: ESCREVER.

¡¡ABRAZOS A TODOS!!

andréa de castro - isat disse...

Boa Noite, meu nome é Andréa, estou no primeiro período de Letras Português-Inglês/ Noite. Desejo aprimorar meus conhecimentos em português nessa disciplina para redigir nos próximos períodos textos acadêmicos.
Abraços a todos!

Unknown disse...

Olá!
Sou Vivianny, estou cursando o 7°período em Port/Esp. não estou lecionando ainda... E espero q o curso contribua para que eu possa desenvolver de maneira mais adequada meus trabalhos e redações.

Unknown disse...

Olá a todos! Sou a Isis, estou no sétimo período do curso de tradução port/ing. mas ainda não trabalho nesta área. Espero, com este curso, aprimorar e adequar minhas redações acadêmicas, principalmente para o trabalho de conclusão de curso. Até mais!

Emmanuele disse...

Olá, meu nome é Emmanuele, estou cursando o 7° período de Letras Português/Inglês.Com a graça de Deus ,me formo no final do ano!Já sou professora de inglês. Agora o que eu espero do curso? Que venha me ajudar a suprir algumas deficiências com relação a Língua Portuguesa e quem sabe venha me ajudar na monografia!!!!! i need help!!e isso aí!beijos

Karina Reis disse...

Bem, eu sou a Karina! Aluna do 2º período de Letras Port/Ing e espero com esse curso aprimorar-me no que deve ser umas das maiores atribuições de um BOM Professor de Linguas, a escrita!

Unknown disse...

Ola!
Meu nome é Alicia estou cursando o 5ºperíodo de Português/Inglês.Espero que com este curso eu desenvolva as habilidades necessárias para redigir textos acadêmicos.

ELVIS EDUARDO disse...

Olá, sou Elvis Eduardo e quero desejar um ótimo aproveitamento de curso pra todos. Faço Português e Espanhol.

Roberta disse...

olá,sou Roberta,faço Port/Esp. Estou no segundo período.Espero,com esse curso,melhorar minhas interpretações,minha escrita.

William disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
William disse...

Oi! Sou Eduardo, meu curso é Letras: Português/Inglês. Acho que esse curso será mais uma oportunidade de saber como desenvolver boas estratégias de escrita e como aprimorar o discurso acadêmico. Até logo!

Danielle disse...

Olá, sou a Danielle do 2º período de Tradução, e espero aprender o que for possível sobre escrita acadêmica!

Valeu!!!

Unknown disse...

Oiii!!! Sou Byanne, estou no 7º período de Letras port/esp. Com este curso espero me aperfeiçoar na escrita acadêmica :)

Teacher Vívian disse...

Sou a Vívian, do curso de Letras ( português/ inglês), estou cursando o 7ºperíodo e pretendo me formar no final desse ano.Já sou professora de inglês e leciono em escola privada e curso de idiomas. Eu espero que o curso me ajude a desenvolver melhor a minha escrita acadêmica.

Jane disse...

Sou Jane estou no 7º periodo do curso de letras e quero aprender a escrever melhor para com isso me expressar sem causar duplo sentido.

carol disse...

Oiii!!!Eu sou Caroline,mas podem me chamar de Carol.Estou cursando Letras Portugês/Espanhol.
Eu espero que o curso me ajude nos meus futuros projetos acadêmicos.
fuuuuiiiii

patricia disse...

Sou Patricia do curso de Letras Port/Ingl.Pretendo me formar em julho e esse curso sera muito importante, pois preciso melhorar minha escrita acadëmica.

Anônimo disse...

Boa tarde!

Meu nome é Elimar e estou no
7ºperíodo de letras português/inglês.
Espero que esse curso me ajude a escrever melhor e me oriente para monografia.

Unknown disse...

Olá pessoal, sou Aline do 2º período de Letras Port/Ing e espero aprender um pouco mais sobre a escrita acadêmica.

Unknown disse...

Olá, sou a Claudiane do 2º período de Tradução.

Espero que o curso ajude a melhorar a minha desenvoltura na escrita acadêmica.

José M. da Silva disse...

Alô todos.

Gostei de ver: acho que quase todos já se apresentaram. Vou ver quem falta e pedir que deixem um "oi" para todos.

Bom saber que todos esperam melhorar as habilidades de escrita, especialmente com vistas à redação de artigos acadêmicos. Só um esclarecimento: embora vamos abordar algumas questões de língua portuguesa, o foco do curso não é esse; é primordialmente a "redação", o que teoricamente pressupõe o conhecimento avançado da língua portuguesa. Mas no decorrer do curso abordaremos alguns aspectos sobre língua portuguesa (há até um item na agenda que já enviei).

Todos já estão cadastrados no yahoo? Se não estão, cadastrem-se o mais rápido possível. Se houver problema, peçam ajuda ou me mandem um e-mail, ou me procurem no ISAT.

Todos receberam meu e-mail inicial com as Instruções Gerais e a Agenda? Se não, me mandem um e-mail.

Para se comunicar comigo, podem usar o seguinte endereço:

silvamanny@yahoo.com

Vamos nos clicando.

Abraço,

*Deiviane* disse...

Olá, sou Deiviane, sou do curso de Port/Esp, estou no 7º período, louca p terminar. Espero desse curso melhorar a minha escrita acadêmica.

*Deiviane* disse...

Zé, meu amigo Flávio não recebeu seu convite, manda para esse e-mail: fjovenil@gmail.com
Obrigada

Louisinhah disse...

Sou a Louise, do curso de Letras/Tradução Port/Ing. Estou no 2º período. Bom, o que eu espero do curso... espero que o mesmo supra as minhas necessidades /falhas na parte de redação.

Renildo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renildo disse...

OI todo mundo,

Sou Renildo Carvalho. Faço Português e Espanhol no ISAT e espero conseguir escrever academicamente.

José M. da Silva disse...

Alô todos.

Enviei mensagem sobre ambientes virtuais para a lista. Verifiquem seus e-mails.

Abraço,

José M. da Silva disse...

Atenção todos.
Enviei o primeiro texto e a primeira tarefa para a lista do yahoo.
Abraço,

Unknown disse...

OI,

Demorei mas consegui chegar. Sou Flávio, do curso de letras Português-espanhol.Espero com esse curso conseguir sanar algumas dificuldades com a escrita acadêmica, já está chegando a hora de escever a monografia.

Louisinhah disse...

O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico - duvida-se de cada idéia que pode ser duvidada. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser, etc, Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - cogito ergo sum, penso logo existo) e de Deus.

Também consiste o método na realização de quatro tarefas básicas: verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada; analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades de composição, fundamentais, e estudar essas coisas mais simples que aparecem; sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; e enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
Este texto eu retirei do site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartesiano#Pensamento Bom é do wiquipédia, a fonte não é muito segura mas achei coerente. Vou trazer ainda algo extraído de algum livro.

Louisinhah disse...

No fato de ser desenvolvido empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton, quer dizer, que foi baseado numa observação não científica. Por exemplo alguém que aprende construir uma casa sozinho,esta pessoa está na "tentativa ou erro" e está fazendo um aprendizado empirico. A palavra empirismo é grega(acho eu) e significa experiência.

Unknown disse...

Método indutivo

Para explicar o método indutivo acho legal explicar também o seu oposto o método dedutivo. Marilena Chaui em seu livro Convite à Filosofia afirma "Dedução e indução são procedimento racionais que nos levam do já conhecido ao ainda não conhecido (...) A dedução consiste em partir de uma verdade já conhecida e que funciona como um princípio geral ao qual se subordinam todos os casos que serão demonstrados a partir dela. Em outras palavras, na dedução parte-se de uma verdade já conhecida para demonstrar que ela se aplica a todos os casos (...) A indução realiza um caminho inverso ao da dedução. Com a dedução, partimos de casos particulares iguais ou semelhantes e procuramos a lei geral."

Nesse mesmo livro Chaui dá um exemplo de uma indução que achei esclarecedor: "colocamos água no fogo e observamos que ela ferve e se transforma em vapor; colocamos leite no fogo e vemos também que ele se transforma em em vapor; colocamos vários líquidos no fogo e vemos sempre sua transformação em vapor. Induzimos desses casos particulares que o fogo possui uma propriedade que produz a evaporação dos líquidos. Essa propriedade é o calor."

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia.São Paulo: Ática,2003.

Roberta disse...

ola

ELVIS EDUARDO disse...

EMPIRICAMENTE
Derivação da palavra "empirismo", que quer dizer "baseado na experiência".
Fica extremamente claro para mim que EMPIRICAMENTE se refere a algum tipo de conhecimento que ainda não fora recohecido cientificamente.

Fonte:
Todos os comentários do curso de Redação Acadêmica Online e Dicionário Aurélio.
Postado por Elvis Eduardo, em 18/03/2008 às 23:31h.

ELVIS EDUARDO disse...

DESCARTES
"Descartes quer estabelecer um método universal, inspirado no rigor matemático e em suas "longas cadeias de razão".

1. - A primeira regra é a evidência : não admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal". Em outras palavras, evitar toda "precipitação" e toda "prevenção" (preconceitos) e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto, isto é, o que "eu não tenho a menor oportunidade de duvidar". Por conseguinte, a evidência é o que salta aos olhos, é aquilo de que não posso duvidar, apesar de todos os meus esforços, é o que resiste a todos os assaltos da dúvida, apesar de todos os resíduos, o produto do espírito crítico.

2. - A segunda, é a regra da análise: "dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis".

3. - A terceira, é a regra da síntese : "concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos".

4. - A última á a dos "desmembramentos tão complexos... a ponto de estar certo de nada ter omitido".

Se esse método tornou-se muito célebre, foi porque os séculos posteriores viram nele uma manifestação do livre exame e do racionalismo.

Fonte:
http://www.mundodosfilosofos.com.br/descartes.htm
Acesso em 19/03/2008 ás 00:04h.

Concluo que Descartes foi um grande filósofo. Não fosse sua perspicácia, ousadia e insatisfação pelos métodos da época, hoje, talvez não teríamos o Método Científico.

Postado por Elvis Eduardo.

ELVIS EDUARDO disse...

PESQUISA

Investigação e estudo, minuciosos e sistemáticos, com o fim de descobrir fatos relativos a um campo do conhecimento.

Fonte:
Dicionário Aurélio.
Acesso em 19/03/2008 às 00:33h

Patricia disse...

Boa tarde a todos

Gramática Normativa A gramática Normativa não é uma disciplina com finalidade científica e sim pedagógica, elencar os fatos recomendados como modelares da exemplariedade idiomática para serem utilizados em circunstâncias especiais do convívio social.A gramática normativa recomenda como se deve falar e escrever segundo o uso e a autoridade dos escritores corretos e dos gramáticos e dicionaristas esclarecidos.

Referêcia:
Bechara, Evanildo. Moderna Gramática portuguesa. Rio de janeiro, Editora Lucerna, 2001.

Abraços,
Patricia

Patricia disse...

Norma Culta

Norma culta nada mais é do que a modalidade lingüística escolhida pela elite de uma sociedade como modelo de comunicação verbal. É a língua das pessoas escolarizadas. Ela comporta dois padrões: o formal e o coloquial:

Referência:
http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica034.html (data do acesso 15/04)

Patricia disse...

Tema: A produção de HQs visando à leitura e a escrita no ensino fundamental.

Justificativa: Meu trabalho será importante para os professores de língua portuguesa, que estão desmotivados a trabalhar com a leitura e escrita no ensino fundamental.

Problema: Como trabalhar leitura e escrita de uma maneira prazeirosa tanto para o aluno quanto para o professor?

Hipótese: Trabalhar a escrita e a leitura deve ser algo único. os professores devem tomar isso como um desafio e não como uma tortura.

Objetivos: (1) Geral: O presente trabalho pretende ajudar aos professores do ensino fundamental a trabalharem com a leitura e a escrita de uma forma saudavél e prazerosa.(2) Específicos: (a) analisar como os alunos lêem e como escrevem(b) Insentivar a leitura com textos relacionados com o seu dia a dia.(c) Mostrar o quanto a leitura é importante para o crscimento deles como cidadôes críticos.

Metodologia da Pesquisa:Os alunos deverão ler um livro escolhido pelos professores envolvidos no projeto.Após a leitura, marcaremos uma reunião para discurssão do entendimento do livro. Depois dessa etapa passaremos para a produção das HQs.

Patricia